Aprenda a usar o microfone corretamente em suas palestras

Falar em público sempre traz consigo uma dose de emoção e nervosismo. É claro que isso se trata de algo rotineiro para algumas profissões, mas existem áreas nas quais é necessário falar em público apenas esporadicamente.

Seja no trabalho, na igreja ou naquele evento beneficente do seu bairro, todos estamos sujeitos a encarar uma plateia. Como se não bastasse lidar com toda essa adrenalina, a ocasião muitas vezes traz um adendo: o microfone. E aí vem a dúvida: você sabe como usar o microfone corretamente?

Se você estiver se sentindo inseguro quanto ao uso do microfone, a ansiedade será maior. Pensando nisso, listamos abaixo 5 dicas para você aprender a usar o microfone corretamente. Confira!

Conheça os tipos de microfone

Antes de tudo, precisamos entender quais os tipos de microfone existentes:

  • Microfone pedestal: é aquele que fica apoiado em uma base fixa, às vezes podendo ser retirado dela para garantir melhor liberdade de fala.
  • Microfone lapela: é usado preso à roupa por uma presilha.
  • Microfone de mesa: fica sobre a mesa, apoiado em uma haste flexível.
  • Microfone auricular: ligado a uma caixa presa à cintura, ele é fixado à orelha, de onde sai a haste que vai até a boca e capta o som.

Mantenha uma distância adequada

Antes de começar a falar, ajuste o microfone pedestal ou de mesa na altura do seu peito ou queixo, pois não é recomendado que ele cubra seu rosto. Mantenha-se a uma distância onde a sua voz não saia nem muito alta, nem muito baixa. O microfone lapela é mais sensível, bastando fixa-lo na altura do peitoral.

Tenha cuidado com os ruídos

Sabe aquele barulho de mexer nos papéis que você tem em mãos ou das palmas que você não conseguiu segurar? Pois bem, estes ruídos ficam mais altos e evidentes quando você está próximo a um microfone. Portanto, evite-os. Bater no peito então enquanto usa o modelo lapela? Nem pensar! Testes como assoprar e bater no microfone também não são bem vistos.

Também não faça comentários próximo ao microfone quando ele estiver ligado e não se esqueça de desligá-lo ao fim do discurso.

Fale para o público

Discursar ao público exige uma certa postura e desenvoltura. Fale de forma clara e olhe para as pessoas. Nada de ficar olhando fixamente para o microfone, como se estivesse estabelecendo uma conversa com ele: faça questão de criar um vínculo visual com o seu público.

Atente-se nos tiques

Muitos de nós temos pequenas manias que, no dia a dia, passam despercebidas: são os famosos tiques. Diante de um microfone, elas tendem a tornar-se mais acentuadas pela ansiedade e pela atenção das pessoas, que está toda voltada para você.

Fique atento para evitar atitudes como enrolar o fio do microfone enquanto fala ou ficar mudando de lugar quando o microfone é do modelo pedestal (isso fará com que sua voz oscile).

Evite a microfonia

Envolver o globo do microfone ou passar na frente das caixas de som apontando o microfone para elas causa microfonia. Tenha o cuidado de evitar esse som desagradável para não correr o risco de atrapalhar sua própria linha de raciocínio e a concentração dos ouvintes.

Se você acha que esse post foi útil para você aprender a usar o microfone corretamente, ou se restaram dúvidas e sugestões, deixe seu comentário abaixo!

Compartilhe e aprecio os outros conteúdos do blog.

abraço.

Dra. Cristiane Romano
Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória. Nos últimos 18 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos.