Dia Mundial da Voz – Sua voz importa

Sua voz importa, é o tema do Dia Mundial da Voz. E é por isso, trouxe para vocês dicas de como você pode prevenir alterações vocais, bem como o câncer de laringe.

A voz é uma das características mais individuais de uma pessoa, é também uma das principais ferramentas de comunicação social de um indivíduo, com ela é possível expressar suas emoções e opiniões, portanto cuidar da saúde da voz é primordial, para te ajudar separamos 5 dicas para você evitar problemas na sua capacidade de comunicação oral.

Devido a sua importância nas relações sociais sendo inclusive o principal instrumento de trabalho de diversos profissionais, as alterações na saúde da voz devem ser observadas com atenção.

Logo, é necessário ficar atento a problemas de saúde que afetam a saúde da voz, como:

  • Refluxo;
  • Gripes e Resfriados;
  • Câncer;
  • Nódulos vocais;
  • Apneia do sono;
  • Alergias e inflamações crônicas.

Entres vários outros, então se o problema persistir, mesmo seguindo as dicas corretamente, procure um médico. Agora se você deseja manter a saúde da voz com cuidados diários, veja nossas 5 dicas de cuidados que vão manter sua voz saudável por muito tempo.

1. Hidratação é essencial.

A falta de hidratação reduz a lubrificação das cordas vocais causando um ressecamento que prejudica a voz severamente.

Quando citamos hidratação não se trata apenas tomar alguns goles de água antes de falar em público, é necessário hidratar todo o seu organismo ao longo do dia, e se você residir em regiões de baixa umidade do ar deve umidificar os ambientes também.

Isso auxilia na manutenção da saúde da voz e mantêm suas cordas vocais limpas e lubrificadas.

2. Evite uso excessivo de ar condicionado.

Principalmente se você possui uma profissão que exige muitas horas de comunicação oral, estes equipamentos são extremamente nocivos.

Ele altera o ritmo da respiração e resseca todas as regiões por onde o ar passa no corpo, comprometendo a integridade do sistema respiratório.

3. Reduza o consumo de bebidas estimulantes.

Bebidas com cafeína e álcool desidratam as cordas vocais e elevam a acidez gástrica, aumentando o risco de refluxo e reduzindo a proteção natural da garganta contra as agressões externas.

Por isso, reduza ao mínimo ou se possível corte o consumo de bebidas estimulantes da sua rotina diária.

4. Cigarro é proibido.

Todos sabemos os malefícios do tabagismo para a saúde, um dos principais motivos de câncer nas vias aéreas, evitar o cigarro é essencial para cuidar da saúde da voz.

Pois, além de ressecar as cordas vocais prejudicando a qualidade da fala, a fumaça aquece a região prejudicando as pregas vocais severamente. Então evite a fumaça do cigarro, direta ou indiretamente para manter sua voz saudável.

5. Faça pequenos descansos vocais.

Como em qualquer atividade que exige o corpo, o uso da voz também precisa de pausas, forçar a voz cansada pode causar lesões e inflamações, por isso tenha um tempo na sua rotina reservado para um descanso vocal e permitia que ela se regenere.

Neste período evite falar, não grite e de nenhuma maneira sussurre, se necessário usar a voz fale em um tom confortável e audível ( projeção vocal é diferente de falar alto). Quanto mais tempo passar descansando melhor para a saúde da voz.

Lembre-se, se você sente algum incômodo na garganta ou na fala, não se automedique, busque orientação médica.

Está com alguma dúvida ou quer dividir sua experiência? Então deixe um comentário no post e compartilhe conosco!

Um grande abraço

Dra Cristiane Romano.

Dra. Cristiane Romano
Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória. Nos últimos 18 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos.