Dicas poderosas de Oratória em reuniões online

Com a pandemia de coronavírus a nossa rotina mudou muito, saímos do escritório e das salas de reuniões e fomos para o home office.

Todo o trabalho e as reuniões passaram a ser online, um ambiente completamente diferente ao que estávamos acostumados, exigindo que tenhamos muito mais atenção e preparo.

Um dos questionamentos que mais recebo é sobre como se preparar para esse tipo de reunião.

É diferente do presencial? O que devo fazer? Que tipo de cuidados devo ter?

Então, para responder a todas essas perguntas selecionei 5 dicas poderosas de oratória para você ter sucesso nas reuniões pela internet:

1. Organize-se e esteja preparado

Essa é uma dica nada nova, inclusive já foi tema de outro post aqui no meu blog, Oratória com liberdade: 4 dicas para falar bem em público.

Quando você vai para uma reunião é imprescindível ter a pauta bem definida para que não existam distrações desnecessárias ou desvio do tema.

Na vídeo chamada a regra continua a mesma, tenha sempre em mãos um cronograma dos assuntos principais e saiba o que você irá falar.

Pode ser até uma anotação em tópicos, o importante é ter uma ordem certa de como expressar as suas ideias.

A preparação é necessária para que a mensagem chegue a todo mundo de forma clara e entendível.

Um dos princípios da Oratória com Liberdade é conseguir transmitir o conteúdo com convicção e convencer os outros da sua ideia.

2. Seja claro e dinâmico

As reuniões online podem ser limitadoras em certo ponto, pois você não tem muitos recursos corporais para transmitir a mensagem.

Será o seu tom de voz e expressão facial. Por isso é muito importante tentar evitar os possíveis ruídos que podem acontecer como falhas na conexão de internet, barulhos da rua, etc.

Seja claro, dinâmico e breve.

Elabore a sua ideia e treine ela antes de iniciar a reunião, pergunte para alguém em sua casa se entendeu o seu raciocínio apenas com aquelas palavras.

Faça gestos para que as pessoas do outro lado entendam melhor ainda o que você está tentando dizer, isso também deixará tudo mais dinâmico.

Treinar tudo antes sempre vai te deixar mais seguro.

3. Cuide do cenário

Apesar de não ser uma dica exclusivamente de oratória, a linguagem não verbal também é importante.

Mesmo que todos entendam que estamos trabalhando em casa devido a um período de pandemia, é fundamental ter um cuidado especial com o local onde você estará durante a reunião online.

Caso você não tenha um espaço reservado a isso, como um escritório, prefira um fundo neutro, que não irá desviar a atenção dos outros.

Opte por paredes lisas, estantes de livros, quadros, etc.

Procure um espaço isolado da casa e peça para que as outras pessoas que moram com você não interrompam a sua reunião, em muitos casos isso pode ser desagradável e prejudicá-lo.

4. Interação visual

Um dos princípios da oratória é o contato visual com o seu público, no meio virtual isso é um pouco diferente.

Por isso, a dica é olhar sempre para a câmera quando estiver falando.

Evite baixar a cabeça ou desviar o olhar para os lados, pois pode parecer que você está mexendo no celular ou não está prestando atenção na reunião.

Tente não olhar tanto para a você mesmo ali na reunião, isso pode te deixar mais inseguro.

Se possível, compartilhe sua tela e mostre imagens, gráficos, infográficos ou até mesmo slides sobre oque você está falando. Isso fará as pessoas focarem no assunto enquanto te escutam.

5.  Cuide da sua imagem pessoal

Dominar a arte da oratória não é simplesmente falar bem, você precisa cuidar da sua imagem também.

Ainda que apareça só um pedaço do seu corpo na câmera cuide para estar vestido adequadamente para a ocasião.

Em cada situação e empresa exige um código de vestimenta diferente, o dress code, por isso é sempre bom evitar exageros.

Evite vestir-se muito informal e prefira roupas com cores neutras, assim você fará com que a atenção esteja focada no que você tem a dizer e não apenas na sua roupa.

Tenha atenção também para não estar com roupas muito amassadas ou chamativas.

Para maquiagens, acessórios e cabelos vale a mesma premissa, tudo com equilíbrio e que transmita harmonia para os outros na reunião.

Essa é uma fase que todos estamos passando, mas não precisa ser motivo de nervosismo e nem insegurança.

É só praticar as dicas acima que você estará preparado para enfrentar qualquer situação.

Ainda tem dúvidas sobre como ter sucesso em uma reunião de trabalho online?

Deixe seu comentário nas minhas redes sociais, será um prazer conversar com você e ajuda-lo a ter mais autoconfiança e bons resultados!

Dra. Cristiane Romano
Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória. Nos últimos 18 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos.