4 Dicas para você realizar discursos assertivos

O Discurso nunca mais precisará ser um peso para você!

Quem não passou por uma situação que precisou fazer um discurso, em algum momento, poderá passar: seja na empresa nas festas de fim de ano, em formaturas, eventos com homenageados, enfim, o discurso faz parte da nossa realidade!

Algumas dicas para você se sair bem:

📍Seja natural e verdadeiro; 

📍Use de histórias, lembranças e exemplos;

📍Se você não elaborar seu discurso (isso acontece com grandes celebridades, políticos, etc), reveja-o e use as palavras que combinem com seu estilo e forma de pensar.

📍Pode citar nomes de pessoas, no entanto, muito cuidado  para não esquecer ninguém. Outro ponto, sempre dizer o porquê as citou,  e não desmerecendo as outras pessoas. Se for muitos nomes, realize- o abordando as pessoas de forma geral;

📍Faça um briefing detalhado para você não errar; muitos eventos regras, e se tiver um cerimonial, você deve procurar saber de tudo ( desde a ordem que você irá falar e quem são os convidados, entre outros aspectos);

📍 Eu não defendo discurso decorado, ele precisa ser sentido, e claro, o treino lhe dará a segurança;

📍Utilize todos os recursos da voz e corpo de forma a interpretar a mensagem;

📍 A emoção poderá ocorrer, não segure, ela faz parte do momento!

O discurso é um momento muito especial, seja para quem está discursando, seja para os ouvintes. Se você citar alguma pessoa, a olhe, sem deixar de olhar para os restante dos convidados. A expressividade, que são os recursos verbais, vocais e não verbais irão lhe ajudar a apresentar um um discurso assertivo em público.

Como controlar o nervosismo ao discursar em público?

O treino parece óbvio, no entanto, é muito importante você ter um processo de treino, escrever, revisar, pedir outra pessoa para lhe avaliar, e sugiro filmar. A filmagem lhe ajudará a se sentir melhor, e se sentir que ainda não ficou da forma como você quer, treine mais e mais.

Nunca negue o convite para fazer um discurso.

Lembre-se sempre desta frase: se você foi convidado é porque pode!

Compartilhe com seus amigos, comente aqui, você já precisou fazer discursos? E como você se saiu?

abraço enorme.

Cris Romano.

Dra Cristiane Romano, Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e Desenvolvimento Humano. Durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória e comunicação. Nos últimos 20 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos, Master em Programação Neurolinguística, Business and Executive Coaching, Autora de vários livros, e o mais recente: Coaching Communication®: Aprenda a falar em público e assuma o palestrante que há em Você. Idealizado do método Coaching Communication® e Liberdade Comunicativa®.

Dra. Cristiane Romano
Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória. Nos últimos 18 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos.