4 Dicas para você enfrentar as situações constrangedoras ao falar em público.

Businessman Standing on Steps Outside Talking Through a Megaphone, Large Group of Business People Listening and Applauding

A realidade é que pode acontecer situações constrangedoras em suas apresentações, seja em reuniões, seja em uma palestra e até mesmo em eventos informais! O importante é você saber o que fazer.

Comigo já aconteceu muitas vezes, e te digo mais, quanto mais tempo de atuação, mais colecionamos histórias de situações constrangedoras, e as mesmas se tornam aprendizados.

O mais importante é tomar a decisão do que fazer nestes momentos, no meu caso, eu sempre busquei aprender com estas situações constrangedoras, e claro, não repetir das próximas vezes.

O que fazer? 

1- Foco na mensagem e gestão da emoção: as pessoas estão lhe assistindo e querem aprender com você! A situação que aconteceu comigo foi relacionado à falha no equipamento. Fui ministrar uma palestra em uma cidade do interior de Goiás, no dia do Servidor Público, quando iniciei minha fala, o microfone estragou, e tinha mais de 300 pessoas! Eu mantive a calma, projetei minha voz (observe o quanto ter a técnica é de extrema importância), e segui com meu objetivo! No final todos amaram e aplaudiram de pé!

2- Não dê filtro. Não precisa falar “ai meu microfone estragou, olha pessoal se a voz falhar não é minha culpa, blá, blá, esquece, foque no que você vai falar e não no que está acontecendo.

3- Aprenda com seu erro, quando acontece algo, a pergunta que você deve fazer: o que eu aprendi com esta situação? No exemplo acima, sempre levo o meu microfone se possível, ou já pergunto para a pessoa que me contratou, como vai ser o microfone, terá algum de reserva, ele é com fio, sem fio, bastão fixo, etc.

4- Tenha o poder de reserva ( plano a, b e c), e o mais importante é passar a mensagem com clareza e objetividade, foi o que foi feito no exemplo acima.

5- Tenha Atitude Mental Positiva: você planejou e organizou sua apresentação, não adianta ficar com atitudes negativas, foque no que aconteceu de bom e não na situação ruim.

Muitas vezes os alunos que acabaram de entrar no curso Oratória com Liberdade, relatam: falta ferramentas, e após finalizar o curso: “ trabalhar técnica mais comportamento é vida”.

A técnica e o autoconhecimento aprofundado dos seus comportamentos na comunicação e oratória irá lhe deixar preparado para encarar qualquer desafio!

Espero que este conteúdo seja útil em suas apresentações!

Você já passou por alguma situação em suas apresentações? Compartilhe nos comentários.

Abraço enorme.

Cris Romano.

Dra Cristiane Romano,Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e Desenvolvimento Humano. Durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória e comunicação. Nos últimos 20 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos, Master em Programação Neurolinguística, Business and Executive Coaching, Autora de vários livros, e o mais recente: Coaching Communication®: Aprenda a falar em público e assuma o palestrante que há em Você. Idealizado do método Coaching Communication® e Liberdade Comunicativa®

Dra. Cristiane Romano
Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória. Nos últimos 18 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos.