O poder da oratória na carreira

Oportunidades de emprego, discursos políticos, defesa de ideias, entrevistas em grandes empresas, apresentações de artigos acadêmicos e mais uma série de situações, são conceitos que dependem muito da boa capacidade de argumentação e fala.

No entanto, muitas vezes se sentem desconfortáveis para explanar as suas ideias em público ou até mesmo diante de uma entrevista. A timidez e o nervosismo são grandes empecilhos e que, muitas vezes, podem prejudicar carreiras promissoras.

Nesse caso, desenvolver a capacidade argumentativa de uma boa oratória é fator preponderante para os profissionais que atuam em diversas áreas.

Argumentação de fácil compreensão

É bastante comum nos deparamos com profissionais que possuem uma enorme capacidade de ocuparem cargos de alta hierarquia em uma empresa, porém são travados devido a sua timidez e dificuldade para explicar conceitos, divulgar ideias e expor opiniões.

É em situações assim, que dominar de forma eloquente os princípios mais básicos e fundamentais da oratória, é de suma importância para qualquer que almeje obter crescimento profissional e até mesmo pessoal.

Para quem tem o intuito de desenvolver a sua capacidade de oratória, é necessário efetuar também um bom preparo psicológico. Isso facilita para que o indivíduo supere o medo de falar em público. Vale lembrar que o nervosismo e a timidez dificultam o raciocínio e também proporcionam a incômoda gagueira, que impede ainda mais a sua capacidade de se fazer compreender diante dos outros.

No entanto, é possível superar a insegurança no momento em que é necessário falar diante de várias pessoas. Nesse caso, a confiança e a concentração são duas ferramentas imprescindíveis para assegurar uma oratória plausível, compreensível e segura.

Além disso, outras técnicas para uma boa oratória se mostram bastante pertinentes. Entre elas estão o de manter a respiração em um ritmo adequado, não muito pausado e também não muito rápido. Tal método possibilita com que o ritmo de fala se torne adequado e compreensível para os demais. Outra técnica pertinente é manter o pensamento focado no conteúdo e naquilo que será o objeto de explicação. Dessa forma se torna mais fácil expor a ideias sem tergiversar. Além disso, a postura corporal é importante. Por isso é importante manter a coluna ereta e os ombros relaxados.

A boa oratória é requisito fundamental para qualquer um que pretenda obter sucesso profissional. Por isso, é importante dominar tal recurso.

Chegou o momento de você buscar ajuda e apresentar Oratória com Liberdade e ter uma carreira de sucesso.

Conte comigo.

Dra Cristiane Romano

Dra. Cristiane Romano
Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória. Nos últimos 18 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos.