Você está fazendo parte do “Efeito Manada?”

Hoje é um ótimo dia para nós refletirmos sobre o “efeito manada”. Estamos prestes a entrar em 2020, e é importante pensarmos nos comportamentos sabotadores. O que é o comportamento manada? Por que ele é sabotador? É quando as pessoas agem da mesma forma sem que tenham planejamento e não apresentam uma direção.

Estou usando este conceito de acordo o artigo científico de Dan Braha e obras de Friedrich Nietzsche. Aqui vou descrever alguns comportamentos sabotadores deste efeito: uma questão que tem acontecido hoje em dia principalmente nas redes socias: todo mundo tem que investir na bolsa de valores, tem que ter, tem que fazer isso ou aquilo, etc, etc (bolsa de valores eu não entendo, é apenas um exemplo), é seguido um pessoa de influência, e estes se tornam uma verdade absoluta.

E é neste momento que começa a acontecer o efeito manada: todo mundo reproduz da mesma forma, pode dar certo? Pode, no entanto, as chances de darem errado são enormes, principalmente quando não há o planejamento.

Outro fator: são as incríveis frases “tem que”: tenho que fazer desta forma porque todo mundo fez e faz e dá certo. SIM, pode dar certo, NO SEU CASO, foi analisado? Você estudou suas possibilidades?

Outro exemplo: comportamentos de final do ano: em 2020 começo a academia, em 2020 vou fazer um curso para melhorar minha oratória, 2020 volto para o inglês…enfim várias situações.

Me deu curiosidade e como pesquisadora fiz uma análise informal PASMEM: várias pessoas contactadas, 95% das pessoas disseram ah ” NINGUÉM decide nada agora, vamos deixar para 2020.

Será que precisamos esperar sempre? Comece a encontrar motivos para você dar o primeiro passo.

 

Me conte nos comentários o que você pensa sobre este assunto.

Dra. Cristiane Romano
Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória. Nos últimos 18 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos.