6 dicas para ter sucesso na sua Comunicação e Oratória para Vendas

Two smiling businessmen shaking hands while sitting at the office desk.

Vender nada mais é do que a arte de convencer alguém que o seu
produto ou serviço é o mais adequado para atender as necessidades
dele.
Para que esse convencimento aconteça é preciso não só dominar as
funcionalidades e as soluções que são oferecidas, mas também é
necessário uma série de outros passos para que a compra aconteça.

A oratória é fundamental em todos os pontos, desde o primeiro contato
até o momento de decisão, por isso, expressar-se bem é um dos
requisitos básicos para ser um ótimo profissional de vendas.
Para te ajudar nessa tarefa reunimos 6 dicas para você ter sucesso na
sua Comunicação e Oratória para Vendas:

1) Conheça bem o seu produto
A primeira dica é imprescindível! Você precisa entender em detalhes
sobre o seu produto ou seu serviço, para que ele serve, quais as suas
vantagens e desvantagens.

Só a partir daí será possível convencer outra pessoa de que aquilo é
realmente necessário e útil.
Estude bastante sobre os diferenciais, dificuldades ou possíveis falhas
e saiba mostrar a transformação que essa compra causará no cliente.
Não se esqueça de ficar sempre de olho em quem são os seus
concorrentes. É preciso entender como o mercado funciona como um
todo, para assim, traçar a melhor estratégia.

2) Treine o seu discurso
Treinar muito leva qualquer atividade mais próximo da perfeição.
Perceba como você inicia o seu discurso e como desenvolve a conversa.
Seu cliente parece interessado ou incomodado? Ele se abriu com você
revelando suas necessidades ou quis ir embora o mais rápido possível?
Lembre-se de estabelecer uma relação com o seu cliente e de oferecer a
melhor solução para ele de maneira atrativa.
Cuide para pronunciar bem as palavras e pratique as que forem mais
difíceis de falar. O importante é que você consiga passar a mensagem
de forma clara e objetiva.
Uma dica infalível é utilizar o gravador de voz pra ensaiar. Grave a sua
apresentação ou leia o trecho de texto. Escute sua própria voz e avalie
os pontos que a serem melhorados.

3) Tenha ritmo
É muito importante estabelecer um ritmo de fala, sem ser muito rápido
e comprometer o entendimento e nem ser lento demais e dispersar a
atenção.
Controle também o volume de voz, nem tão baixo e nem tão alto.
Apenas o suficiente para ser entendido claramente.
A ideia é especificar um tempo limite e treinar a apresentação do seu
produto.
Tenha equilíbrio na velocidade de fala, volume e respiração. Ssinta se o
seu cliente está disposto a ouvi-lo.

4) Cuide da sua postura e linguagem corporal
Dominar a oratória não significa apenas falar bem, é preciso cuidar da
sua postura, dos movimentos do seu corpo e da sua imagem pessoal.
A dica é manter-se em postura ereta durante toda a apresentação, mas
sem parecer algo forçado e mecânico.
Cuide para não gesticular muito e demonstrar insegurança ou
nervosismo. Mas também não fique com os braços presos ao lado do
corpo.
Haja naturalmente, o movimento das mãos e braços pode te ajudar
muito a transmitir uma ideia.

5) Vista-se de maneira confortável
Quanto às roupas, prefira sempre modelos leves e cores neutras. O
grau de formalidade ou informalidade irá depender do produto que
você vende e também do seu público.
Cuide para não cometer exageros com acessórios chamativos ou outras
vestimentas que poderão desviar o foco do seu propósito.
Você e o seu discurso devem ser o centro das atenções.
Sinta-se confortável e passe essa ideia que você é confiável e está
oferecendo algo que realmente irá ajudar o seu cliente.

6) Impacte o seu cliente
Mesmo com muita técnica e experiência em vendas é possível não efetuar
a venda?
A resposta é sim, se você não cativar o seu cliente de nada adiantará
aplicar todas as técnicas do mundo.
É preciso estabelecer um vínculo com o seu público, já no primeiro
contato deixe as pessoas confortáveis.
Seja simpático, sorria e introduza o assunto de maneira descontraída.
Pergunte sobre as necessidades do seu cliente e o que ele espera
resolver com o seu produto ou serviço.
Porém, é importante tomar cuidado para não desviar muito o foco e
parecer muito informal. Mostre ao que veio de uma forma leve e
impactante.
O seu cliente precisa entender que aquele produto ou serviço
realmente será transformador e irá sanar as suas dores.
Não tenha medo de mostrar o quanto você acredita no seu negócio e
por qual motivo isso fará a diferença no mercado.

Deixe seu comentário contando qual a principal dificuldade em vendas
e quais exercícios está fazendo para superá-la! Nós adoramos trocar
ideias e ajuda-los a ter sucesso nas vendas.

Dra. Cristiane Romano
Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória. Nos últimos 18 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos.