Os Segredos para realizar uma palestra de alto impacto.

Assuma o Palestrante que há em Você!

As melhores palestras são aquelas cuja mensagem é transmitida com sucesso. Para conseguir isso, o palestrante, precisou de muito planejamento, oratória, organização e autocontrole. E saiba que, na dose certa, até a emoção colaborou com o sucesso da apresentação.

1- Faça um planejamento

Antes de subir no palco e encarar o público, além de montar a apresentação, o palestrante precisa cumprir com uma rotina de planejamento para que a palestra aconteça com perfeição. Ela é composta por algumas etapas importantes, que garantem a segurança necessária para que ele se sinta mais confiante e preparado para palestrar.

2 – Qual é o objetivo?

O 2o ponto relacionado com o planejamento de uma palestra é a assimilação do seu objetivo. Por que ela é importante? Como ela vai impactar positivamente na vida ou no trabalho das pessoas que a assistirão? Essa compreensão em torno do objetivo ajuda você a ficar mais familiarizado com o tema que será abordado, bem como sua importância.

2.1 Para quem?

A definição do público-alvo. Quem serão as pessoas que assistirão à palestra? Quais são as necessidades e as expectativas delas? Qual é a melhor forma de se comunicar com esse público? A definição do público-alvo facilita a organização de outros pontos, como o conteúdo, a linguagem e até a maneira de se comportar no palco.

2.2 Em que lugar?

Chegamos ao 3o ponto referente à organização de uma palestra. Nele, você precisa definir o lugar onde ela será ministrada. E por que isso é importante? Porque, dependendo do lugar onde ocorrerá a apresentação da palestra, você talvez tenha a possibilidade de inovar, de usar novos recursos ou de saber quais serão as suas limitações.

2.3 Quanto tempo?

Saber o período que você tem para ministrar o assunto proposto é fundamental para organizá-lo da melhor maneira. Isso facilita a organização dos tópicos de acordo com o tempo disponível, dando a dimensão necessária para que você consiga determinar a profundidade de cada tema.

2.4 O que falar?

A a definição de todos os tópicos e os subtópicos que serão abordados. Ela se dá com o balanço de vários aspectos vistos anteriormente, como o objetivo da palestra, o público-alvo e o tempo disponível. Após considerá-los, organize tudo o que será falado e verifique posteriormente se o que você listou está de acordo com a proposta da sua palestra.

2.5 Como falar?

Aqui, você deve levar em consideração o público-alvo. Como cada pessoa tem necessidades distintas, tente englobar a maioria no tipo de explicação que será dada. Pense também nos recursos audiovisuais que podem facilitar a comunicação entre você e o seu público.

3- Cuide da apresentação

Depois que você fez o planejamento de sua palestra, chegou o momento de organizar os recursos e informações coletados para inseri-los apresentação. Algumas dicas são essenciais para que esse apoio consiga ser eficaz, impactando positivamente o público e gerando sintonia e compreensão entre você e as pessoas.

Confira quais são os principais cuidados que você deve ter com a sua apresentação:

3.1 Prepare e amadureça as ideias

Antes de começar a preparar os slides, organize todas as ideias que estão na sua mente. Separe algumas folhas e rabisque o tanto que for necessário até que a história da sua apresentação tenha começo, meio e fim. Depois que distribuiu as etapas da sua palestra ao longo de uma linha do tempo, chegou o momento de partir para os textos.

3.2 Aposte em textos curtos e objetivos

De nada adianta escrever frases completas para, depois, apenas ler para o público. Isso cansa as pessoas que estão na plateia, além de diminuir as suas chances de transmitir credibilidade. O texto precisa servir como uma marcação, ou seja, um lembrete da ideia que você deseja desenvolver. Aposte em textos curtos e objetivos com o apoio de bullets (ícones ou números).

3.3 Coloque imagens e vídeos

Use e abuse de recursos audiovisuais. Insira fotos, ilustrações, gráficos e infográficos para elucidar os conceitos que deseja transmitir. Escolha o recurso de acordo com a sua necessidade naquele instante, combinando-o de forma harmoniosa com o texto e com a explicação que será feita (no próximo capítulo, falaremos sobre como usar os recursos audiovisuais).

3.4 Tenha cuidado com as cores

Você sabia que as cores têm o poder de influenciar a compreensão de um público acerca de um tema que está sendo apresentado? Para que elas estejam ao seu favor, siga um padrão de cores. Ele precisa estar alinhado com identidade corporativa de sua marca ou da empresa para o qual trabalha. Atente-se aos contrastes: fundos claros combinam com letras escuras, assim como palavras em itálico ou negrito podem ser reforçadas com outra tonalidade de cor.

3.5 Organize todo o material

Para que a sua apresentação seja coerente do início ao fim, você precisa organizar todo o material de forma que a apresentação respeite os diferentes assuntos abordados.Não coloque todas as ideias em um slide, é necessário que os mesmo tenha tópicos, organogramas, figuras e imagens. O conteúdo no slide deve ser claro para você e para quem irá acompanhar no momento da apresentação

3.6 Defina o tamanho ideal

Você se lembra do que falamos sobre o planejamento? Pois bem. Com base no tempo definido, você vai estabelecer o tamanho ideal de sua apresentação. Para evitar que o tempo fique curto demais, o que obrigaria você a encerrar a palestra correndo, faça com que ela dure menos do que o previsto. Tenha em mente que a apresentação é apenas um apoio para quem está discursando, ou seja, você.

3.7 Faça uma revisão criteriosa

Finalizou a sua apresentação? Então chegou o momento de você fazer uma revisão criteriosa. Não deixe escapar nada: dos erros ortográficos à falta de alinhamento entre imagem e texto. Aproveite os recursos do corretor ortográfico do próprio programa e, para garantir a qualidade final da apresentação, peça a ajuda de um profissional de revisão.

4. Utilize recursos audiovisuais

Você pode optar pelo power point, prezi, entre outras ferramentas, o mais importante que você pense no seu público e no contexto da apresentação.

5. Controle da Emoções.

Tenha liberdade para se comunicar, com paz interior, sem julgamentos e apresentando os recursos ( voz (dicção), corpo (linguagem corporal) e conteúdo em harmonia). O autoconhecimento na oratória (baixe o ebook Guia de Oratória para Falar ) irá lhe ajudar a entender suas emoções.

6. Tenha Atitude Mental Positiva.

De que adianta ficar com pensamentos negativos. Levante a cabeça, respire fundo e assuma a (o) palestrante que há em você. Você já fez tudo para este momento dar certo, agora aproveite o máximo.

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abraço enorme.

Dra. Cris Romano.

Dra Cristiane Romano,Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e Desenvolvimento Humano. Durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória e comunicação. Nos últimos 20 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos, Master em Programação Neurolinguística, Business and Executive Coaching, Autora de vários livros, e o mais recente: Coaching Communication®: Aprenda a falar em público e assuma o palestrante que há em Você. Idealizado do método Coaching Communication® e Liberdade Comunicativa®

Dra. Cristiane Romano
Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre fui apaixonada por Oratória e Comunicação e durante minha carreira percebi o quanto as pessoas deixam de crescer profissionalmente e pessoalmente por não possuírem domínio da oratória e comunicação. Nos últimos 22 anos tem estudado e aplicado minha metodologia e já treinei mais 40 mil de pessoas. Para embasar cientificamente e transformar meus alunos me Especializei em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, realizei o Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) sobre expressividade oral, que abrange a comunicação e oratória. Possuo também formação em Executive Coaching pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos. Master em Programação Neurolinguística. Trainer em treinamento comportamental. Além de ter palestrado na Índia e Espanha. Autora do do Livro: Coaching Communication®; aprenda a falar em público e assuma o palestrante que há em Você.