Você já escutou a seguinte frase: “eu não preciso falar nada, pois sou muito transparente quando sinto algo, e todo mundo percebe”. Muitas pessoas repetem isso devido a não conseguir esconder suas emoções, sendo boas ou ruins.
A comunicação pode ser entendida sob duas perspectivas:
1- Como um processo em que codificadores trocam mensagens codificadas, como imagens, palavras e gestos, por meio de um canal;
2- Como uma atividade social, na qual pessoas imersas numa determinada cultura criam e trocam significados. Dessa forma, consideramos que a mensagem sempre exerce um impacto sobre o receptor. E, embora esse processo soe unilateral, trata-se de um fenômeno de troca recíproca, em que as mensagens podem ganhar interpretações múltiplas.
A comunicação e a expressividade buscam garantir que a informação seja assimilada efetivamente pelo público. Por aqui, convencionamos que a expressividade é uma forma de comunicação em que a atenção dos ouvintes é obtida graças à transmissão clara, atraente e credível de informações. Para isso, voz, corpo e fala são envolvidos e moldados de acordo com os objetivos do orador. Uma fala expressiva pode ser ajustada de acordo com a forma como produzimos a voz. Isso porque o aparelho fonador é dotado de plasticidade. Podemos, portanto, manipular a atuação das câmaras iniciadoras da corrente de ar (como os pulmões e a laringe), a quantidade de fluxo de ar, as direções da corrente de ar, o posicionamento das pregas vocais e o trato vocal. São diversas as combinações e efeitos acústicos!
1- Exercite sua fala com vocabulário e estruturas de frases distintas
2- Para explorar a potencialidade da comunicação oral, é preciso entender as possibilidades dos recursos verbais, vocais e não verbais:
- Os verbais incluem a voz, a frequência, ressonância, ataque vocal, articulação e intensidade;
- Os não verbais são compostos pela postura corporal, expressão facial, movimento das mãos, braços, inflexão, ênfase, ritmo e velocidade da fala;
- Os recursos vocais são compostos pela ênfase, pausas, inflexões e velocidade de fala. A partir da forma como a pessoa usa os recursos vocais, sua expressividade é avaliada. Estima-se que 70% da expressividade de um comunicador esteja na comunicação não verbal, uma vez que nos atemos a como as pessoas dizem as coisas. Para uma comunicação efetiva, no entanto, é necessário dominar os três tipos de recursos.
- Para exercitar seus recursos não verbais, separe um tempo do dia para fazer leituras articulando os músculos do rosto com força. Alongue os músculos faciais imaginando que está com vários chicletes na boca, mastigando-os por dez segundos. Aos poucos, você perceberá que sua boca se movimentará melhor.
- Grave os seus treinos e verifique atentamente os seus gestos. Gesticular em uma apresentação não é tão diferente do que fazemos em uma conversa informal. Fique bastante atento aos gestos.
Com as técnicas acima, não iremos esconder nossas emoções, no entanto, com as técnicas, automaticamente sua autoconfiança também será desenvolvida. Um forte exemplo deste aspecto, é a voz trêmula por consequência do nervosismo ao se comunicar em público, esta pode ser melhorada também com a técnica.
Além de todos os aspectos falado anteriormente, é necessário se autoconhecer, e realizar um mapeamento para que você consiga entender onde são os pontos de melhoria e os pontos de manutenção da sua comunicação.
Não deixe que suas emoções atrapalhe sua mensagem e as suas relações interpessoais. Conheça o método Coaching Communication® idealizado por mim e que mais de 30.000 pessoas foram transformadas com o mesmo.
Espero que este conteúdo tenha lhe agregado.
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abraço enorme.
Cris Romano.
Dra Cristiane Romano,Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e Desenvolvimento Humano. Durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória e comunicação. Nos últimos 20 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos, Master em Programação Neurolinguística, Business and Executive Coaching, Autora de vários livros, e o mais recente: Coaching Communication®: Aprenda a falar em público e assuma o palestrante que há em Você. Idealizado do método Coaching Communication® e Liberdade Comunicativa®
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