Liderança

Por que bons líderes devem fazer as perguntas certas?

Escrito por Cristiane Romano

Você já percebeu como grandes líderes fazem perguntas de excelência? Uma das características essenciais para liderar com segurança é saber desconstruir as informações recebidas, fazendo perguntas-chave que vão ajudar a chegar ao cerne dos problemas.

Geralmente, as perguntas que os líderes fazem tem quatro objetivos. São eles:

  • Fazer com que seja o melhor tipo de líder, aquele que sabe onde quer chegar.
  • Defender os propósitos e princípios da sua empresa.
  • Auxiliar os membros de sua equipe a serem sempre melhores, inclusive melhores líderes.
  • Auxiliar os membros da equipe a alcançar os objetivos da empresa com excelência.

No entanto, para se tornar um grande líder, é necessário aprender a desenvolver habilidades, superar as dificuldades para falar bem em público, ter segurança para apresentar suas ideias e fazer questionamentos importantes à equipe.

Para te ajudar a entender melhor, explicaremos com mais detalhes essa ferramenta indispensável para todo líder: a pergunta.

A importância da comunicação

Você já sabe que para alcançar posições relevantes em sua carreira é preciso ter habilidades técnicas. Alguns profissionais, no entanto, encontram dificuldades quando atingem cargos altos, por não saberem lidar adequadamente com as pessoas à sua volta e, assim, não conseguem colocar suas habilidades de liderança em prática.

Portanto, desenvolver uma mudança de postura e aprender a ter uma boa comunicação — o que inclui fazer grandes perguntas — é fundamental para alcançar objetivos e, ao mesmo tempo, capacitar cada vez mais os membros da equipe. É isso que pode transformar um bom líder em um líder de excelência.

O papel das perguntas poderosas

O bom líder não tem medo de fazer perguntas. Elas servem para auxiliar os interlocutores a chegarem numa base comum de conhecimento, de forma que ambos possam ter uma visão geral e igualitária do cenário.

Se você recebe de um colaborador a informação de que determinada tarefa não será cumprida devidamente, por exemplo, é fundamental desconstruir esse dado através de perguntas essenciais (“o que está impedindo você de cumprir a tarefa?”, “qual a melhor solução?” etc.).

Elas irão provocar a reflexão, fazer com que líder e colaborador desenhem diante de si um quadro completo da situação e, por fim, permitir que uma atitude positiva seja tomada.

A capacidade de motivação

A motivação é de extrema importância para mover uma equipe, e o hábito de perguntar pode ajudar muito nesse aspecto. Perguntas que os líderes fazem, como “conte-me mais sobre isso, por favor?” ou “qual seu ponto de vista sobre esse fato?” ou “como você resolveria isso?” podem mostrar confiança na equipe e encorajar crescimento.

Quando um líder está em dúvida, o melhor que ele pode fazer é comunicar-se com seus colaboradores. Dessa forma, além de demonstrar que confia em sua equipe, conseguirá mais rapidamente soluções adequadas, já que mais pessoas estarão se dedicando ao problema.

Escutar e aproveitar o conhecimento que sua equipe possui favorece também a motivação do colaborador e vai inspirar todos os outros.

O líder questionador

Líderes que fazem perguntas para estimular seus colaboradores têm um retorno favorável muito maior, pois estes ficam mais empenhados com o trabalho. Ao invés de enviar relatórios ou dar respostas objetivas e definitivas para a equipe, pergunte a opinião deles, o que fariam, quais as vantagens e desvantagens de cada opção. Isso poderá gerar um aumento da produtividade e atrair mais ideias inovadoras.

A comunicação é a base para uma liderança de sucesso, é uma estratégia que estimula, abre novos caminhos e aumenta a consciência dos colaboradores sobre as metas de seus projetos.

Por mais simples que pareça, saber questionar a coisa certa no momento certo traz resultados formidáveis para seu negócio. Então não perca tempo e comece a aprender ou aperfeiçoar sua oratória para se tornar um grande líder questionador!

Aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro das novidades!

Sobre o autor

Cristiane Romano

Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória. Nos últimos 15 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos.

Deixar comentário.

Share This