Por que bons líderes devem fazer as perguntas certas?

Você já percebeu como grandes líderes fazem perguntas de excelência? Uma das características essenciais para liderar com segurança é saber desconstruir as informações recebidas, fazendo perguntas-chave que vão ajudar a chegar ao cerne dos problemas.

Geralmente, as perguntas que os líderes fazem tem quatro objetivos. São eles:

  • Fazer com que seja o melhor tipo de líder, aquele que sabe onde quer chegar.
  • Defender os propósitos e princípios da sua empresa.
  • Auxiliar os membros de sua equipe a serem sempre melhores, inclusive melhores líderes.
  • Auxiliar os membros da equipe a alcançar os objetivos da empresa com excelência.

No entanto, para se tornar um grande líder, é necessário aprender a desenvolver habilidades, superar as dificuldades para falar bem em público, ter segurança para apresentar suas ideias e fazer questionamentos importantes à equipe.

Para te ajudar a entender melhor, explicaremos com mais detalhes essa ferramenta indispensável para todo líder: a pergunta.

A importância da comunicação

Você já sabe que para alcançar posições relevantes em sua carreira é preciso ter habilidades técnicas. Alguns profissionais, no entanto, encontram dificuldades quando atingem cargos altos, por não saberem lidar adequadamente com as pessoas à sua volta e, assim, não conseguem colocar suas habilidades de liderança em prática.

Portanto, desenvolver uma mudança de postura e aprender a ter uma boa comunicação — o que inclui fazer grandes perguntas — é fundamental para alcançar objetivos e, ao mesmo tempo, capacitar cada vez mais os membros da equipe. É isso que pode transformar um bom líder em um líder de excelência.

O papel das perguntas poderosas

O bom líder não tem medo de fazer perguntas. Elas servem para auxiliar os interlocutores a chegarem numa base comum de conhecimento, de forma que ambos possam ter uma visão geral e igualitária do cenário.

Se você recebe de um colaborador a informação de que determinada tarefa não será cumprida devidamente, por exemplo, é fundamental desconstruir esse dado através de perguntas essenciais (“o que está impedindo você de cumprir a tarefa?”, “qual a melhor solução?” etc.).

Elas irão provocar a reflexão, fazer com que líder e colaborador desenhem diante de si um quadro completo da situação e, por fim, permitir que uma atitude positiva seja tomada.

A capacidade de motivação

A motivação é de extrema importância para mover uma equipe, e o hábito de perguntar pode ajudar muito nesse aspecto. Perguntas que os líderes fazem, como “conte-me mais sobre isso, por favor?” ou “qual seu ponto de vista sobre esse fato?” ou “como você resolveria isso?” podem mostrar confiança na equipe e encorajar crescimento.

Quando um líder está em dúvida, o melhor que ele pode fazer é comunicar-se com seus colaboradores. Dessa forma, além de demonstrar que confia em sua equipe, conseguirá mais rapidamente soluções adequadas, já que mais pessoas estarão se dedicando ao problema.

Escutar e aproveitar o conhecimento que sua equipe possui favorece também a motivação do colaborador e vai inspirar todos os outros.

O líder questionador

Líderes que fazem perguntas para estimular seus colaboradores têm um retorno favorável muito maior, pois estes ficam mais empenhados com o trabalho. Ao invés de enviar relatórios ou dar respostas objetivas e definitivas para a equipe, pergunte a opinião deles, o que fariam, quais as vantagens e desvantagens de cada opção. Isso poderá gerar um aumento da produtividade e atrair mais ideias inovadoras.

A comunicação é a base para uma liderança de sucesso, é uma estratégia que estimula, abre novos caminhos e aumenta a consciência dos colaboradores sobre as metas de seus projetos.

Por mais simples que pareça, saber questionar a coisa certa no momento certo traz resultados formidáveis para seu negócio. Então não perca tempo e comece a aprender ou aperfeiçoar sua oratória para se tornar um grande líder questionador!

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Dra. Cristiane Romano
Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre fui apaixonada por Oratória e Comunicação e durante minha carreira percebi o quanto as pessoas deixam de crescer profissionalmente e pessoalmente por não possuírem domínio da oratória e comunicação. Nos últimos 22 anos tem estudado e aplicado minha metodologia e já treinei mais 40 mil de pessoas. Para embasar cientificamente e transformar meus alunos me Especializei em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, realizei o Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) sobre expressividade oral, que abrange a comunicação e oratória. Possuo também formação em Executive Coaching pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos. Master em Programação Neurolinguística. Trainer em treinamento comportamental. Além de ter palestrado na Índia e Espanha. Autora do do Livro: Coaching Communication®; aprenda a falar em público e assuma o palestrante que há em Você.