Oratória assertiva: como usá-la de forma decisiva para vender mais no natal

6 dicas infalíveis de autoconfiança

Oratória é a arte de falar em público, e também, a arte de falar com pessoas.

A sua oratória, bem como a sua forma de se expressar com seu cliente poderá ser o diferencial para você vender melhor, parece óbvio, no entanto, porque as pessoas ainda pecam com este quesito.  Existem no nosso cérebro o automatismo, ou seja, é como se ligássemos o ‘piloto automático “e isto não é bom para vender com excelência, é necessário entender cada cliente e sua forma de lidar com o mundo, ou seja, o seu modelo mental.  E no mercado atual, as pessoas estão mais exigentes ao tomar a decisão de compra. Raramente as pessoas saem de casa para comprar sem antes pesquisar ou perguntar sobre um determinado tipo de produto e/ou serviço. Diante disto, o que é essencial que o atendimento seja com “excelência”.

Como posso fazer para sair do automatismo “piloto automático” e vender com excelência?

  • ENTENDER O MODELO MENTAL DO MEU CLIENTE, as perguntas serão de suma importância: o que você deseja”, você conhece este produto ou serviço, já experimentou, o que ele representa para você?

Perguntas irão fazer com o cliente pense sobre o produto e lhe fornecerá chances para elaborar a argumentação assertiva.

  • ESCUTA ATIVA, significa entender e entrar no mundo do seu cliente, ser curioso, sem invadir o seu espaço.
  • CLIENTE SEMPRE É DIFERENTE, precisará entender as necessidades, e com isto, ficar atento as suas particularidades.
  • NÃO JULGAR O CLIENTE. Para não julgar você precisa de informações e dados para você entender as suas necessidades e realizar a venda. Neutralizar seus pensamentos em relação à este cliente, a venda é uma mera consequência.
  • FAÇA USO DOS RECURSOS VOCAIS E NÃO VERBAIS: comunicar com alegria e expressividade. A voz, conteúdo e corpo transmitirá a credibilidade necessária para realização do atendimento.

A decisão de vender é sua! Que tal decidir vender mais e com excelência?

Boa vendas!

Abraço .

Dra. Cristiane Romano
Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre fui apaixonada por Oratória e Comunicação e durante minha carreira percebi o quanto as pessoas deixam de crescer profissionalmente e pessoalmente por não possuírem domínio da oratória e comunicação. Nos últimos 22 anos tem estudado e aplicado minha metodologia e já treinei mais 40 mil de pessoas. Para embasar cientificamente e transformar meus alunos me Especializei em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, realizei o Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) sobre expressividade oral, que abrange a comunicação e oratória. Possuo também formação em Executive Coaching pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos. Master em Programação Neurolinguística. Trainer em treinamento comportamental. Além de ter palestrado na Índia e Espanha. Autora do do Livro: Coaching Communication®; aprenda a falar em público e assuma o palestrante que há em Você.