Saber utilizar a comunicação dentro das empresas de forma estratégia é indispensável para qualquer empreendimento. Em um mercado no qual mais de 1,7 milhão de empresas abriram de janeiro a outubro de 2016, a concorrência fica cada vez mais forte, e uma boa comunicação interna pode fazer toda a diferença para se destacar em meio à multidão.
Além desse motivo, existem vários outros que apontam para a grande importância de saber se comunicar bem com a equipe e os colegas de trabalho. A habilidade de se fazer ser bem entendido pode ser a diferença entre permanecer no mesmo cargo por muito tempo ou alavancar para uma carreira de sucesso.
Qual é a importância da comunicação interna dentro das organizações?
Saber expressar de forma clara as suas ideias e o que deseja é indispensável em uma reunião de trabalho, por exemplo. Uma pequena falha de comunicação em um momento tão importante como esse e todo o seu trabalho irá por água abaixo. Sua ideia pode ser fantástica, mas se a forma de falar sobre ela não for estratégica, ninguém ouvirá.
Para uma empresa chegar a um patamar de sucesso é necessário que toda a equipe trabalhe em conjunto. É como estar regendo uma orquestra: todos devem saber quais são os seus papéis e qual é o momento certo de entrar em ação. É preciso muito esforço, mas o resultado é surpreendente e vale a pena!
Como pode melhorar o desenvolvimento da equipe?
1. Evita a fofoca
Uma boa comunicação interna sempre consegue influenciar de forma positiva toda a empresa e, consequentemente, a equipe. Ela tem o poder, por exemplo, de evitar aquelas fofocas que são péssimas para o ambiente de trabalho. Quando a comunicação é feita de forma clara e para todos os membros da equipe, não haverá motivos para que se criem especulações.
2. Abre espaço para sugestões
Quando a comunicação é bem feita, as pessoas passam a compreender melhor os propósitos e os valores da empresa. Desta forma, elas se sentirão com maior liberdade para participar mais ativamente da empresa e oferecer boas ideias. Com esse fluxo de pensamento, a empresa só tende a se desenvolver e crescer.
3. Melhora o clima organizacional
Com uma boa comunicação dentro da empresa, até os funcionários passam a se entender melhor e assim é muito mais interessante trabalhar. Eles se sentem mais motivados, passam a gostar mais do ambiente de trabalho e, assim, conseguem oferecer resultados positivos para a empresa.
Como pode ajudar a empresa?
Ter uma equipe que possui boa comunicação interna traz inúmeros benefícios para a empresa. Por exemplo, quando as pessoas trabalham em conjunto, elas conseguem oferecer o melhor para os consumidores finais, não apenas no atendimento, como no serviço de uma forma geral. Isso, por sua vez, reflete nos números dos resultados, que passam a crescer.
Outra consequência disso é que a imagem da empresa também melhora, não apenas com o público interno como também com o externo. Ela passa a ganhar maior credibilidade e também passa a ser vista como uma autoridade no assunto.
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