A maioria das pessoas já passou por situações nas quais se sentiu nervosa. Não é motivo para você se envergonhar ou ter medo: até mesmo profissionais com anos de experiência estão sujeitos a passar por isso. O nervosismo em reuniões de trabalho é algo muito difícil de disfarçar e pode comprometer a sua imagem profissional.
A boa notícia é que técnicas muito simples vão ajudá-lo a vencer o nervosismo e impressionar seus gerentes e clientes. Confira as dicas!
Sinais que denunciam nervosismo
Estudiosos em linguagem corporal listaram alguns sinais de que você está nervoso, mostrados pelo corpo de maneira inconsciente. São eles:
- tocar no rosto;
- piscar os olhos muitas vezes;
- pressionar os lábios;
- enrolar os cabelos com os dedos;
- estalar os dedos;
- esfregar as mãos;
- bocejo.
Assim, por mais que tente disfarçar seus sentimentos, seu corpo sempre falará por você e passará a impressão contrária da que você deseja. Pensando nisso, que tal aprender a dominar o nervosismo?
Como lidar com o nervosismo
Qualquer pessoa pode aprender a superar o nervosismo e falar mostrando segurança. Mas antes de mostrarmos as dicas é importante entender o que causa o nervosismo.
Os principais motivos são:
- falta de conhecimento sobre assunto;
- falta de ordenação didática das ideias;
- falta de prática e experiência de falar em público;
- falta de autoconhecimento.
Então, como lidar com o nervosismo em reuniões de trabalho? As dicas a seguir vão ajudar você a ficar mais calmo. Acompanhe!
1. Prepare-se bem para abordar o assunto
Conheça detalhadamente o projeto ou assunto que você vai apresentar. Estude, leia e releia. Antecipe as objeções que podem ser levantadas, preparando respostas e explicações para cada uma delas. Quanto mais se sentir preparado, mais seguro você ficará.
2. Treine
Converse sobre o tema que você vai abordar com pessoas que possam fazer perguntas e observações. Mesmo que seu interlocutor não domine o assunto, falar sobre as ideias é muito diferente de pensar nelas ou escrevê-las.
3. Use recursos de apoio
Em geral, as pessoas têm medo de esquecer algum dado importante e ficam tensas, o que torna mais provável que esse temor se torne realidade. Por isso, faça uso de pautas, leve um roteiro com tudo o que não pode faltar em sua apresentação. O simples fato de saber que terá esse recurso ajudará você a não precisar dele.
4. Inicie falando baixo e devagar
Sua ansiedade pode ser revelada no início da palestra, pela altura de sua voz ou velocidade na fala. Isso ocorre devido à adrenalina do momento. Por isso, policie-se para falar mais baixo e devagar, desde que confortável para os ouvintes. Quando começar a sentir mais segurança, aumente o volume e a velocidade de sua voz.
5. Mantenha as mãos ocupadas
Se elas estiverem trêmulas, apoie as mãos sobre a mesa, pedestal ou as costas da cadeira. Evite gesticular até poder demonstrar controle e segurança.
6. Tome água
Mesmo que não esteja com sede, ganhe alguns segundos antes de começar a falar, tomando água. Repita isso toda vez que encerrar um tópico e for para o outro.
O controle do nervosismo em reuniões de trabalho pode ser alcançado. Para isso, siga essas dicas simples, porém eficazes. Você com certeza se sentirá mais seguro e confiante.
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