Você já deve ter ouvido falar que existe uma diferença entre ser líder e ser chefe, certo? Enquanto um chefe quer mostrar “quem é que manda” e humilha seus subordinados, um líder tem iniciativa e busca mantê-los motivados. Dicas de liderança sempre são bem-vindas na hora de perceber essa diferença.
Uma equipe que conta com um bom líder, apresenta melhores resultados, visto que ele é o primeiro a “levantar-se da cadeira” para dar o exemplo. Mas liderar, muitas vezes, pode não ser tão simples quanto parece.
Pensando nisso, listamos abaixo 6 dicas de liderança para você gerir a sua equipe da melhor forma:
1. Defina prioridades
Se nem o líder sabe quais são as prioridades, imagine a equipe. O resultado é que todos se sentirão um pouco perdidos, sem saber ao certo o que é esperado.
O líder deve definir as prioridades e ser claro na hora de passar isso para sua equipe.
2. Saiba dar feedback
Nem sempre o feedback do funcionário é positivo e dizer isso, sem desmotiva-lo é um grande desafio para um líder. A primeira regra básica é: jamais critique em público. Nada é mais humilhante do que ser corrigido diante dos colegas de trabalho.
Chame o funcionário em particular e fale, de forma clara e objetiva, quais são os pontos a ser melhorados. Aborde o assunto sob um aspecto positivo, mostrando formas de aprimorar sua atuação.
3. Incentive o trabalho em equipe
Sua equipe deve estar em sintonia com relação ao serviço a ser desempenhado. De nada adianta cada um agir de acordo com sua própria cabeça: dessa forma ninguém chegará a lugar nenhum.
Cabe ao líder alinhar as metas com sua equipe para que todos caminhem juntos em uma única direção.
4. Aceite críticas e opiniões
Um bom líder tem uma mente aberta a novas ideias e opiniões. Não pense que, por ser líder, você é perfeito e a sua equipe deve simplesmente acatar tudo o que você determinar.
É claro que o respeito à hierarquia deve ser mantido, mas o bom líder abre seus ouvidos ao que a equipe tem a dizer. Em uma dessas situações, podem surgir excelentes ideias.
A cada vez que recebe uma sugestão, entretanto, é importante dizer posteriormente se ela foi ou não aceita e quais os motivos.
5. Seja exemplo
De nada adianta exigir da equipe comportamentos que nem você mesmo está disposto a adotar. Quer um exemplo? Como você terá credibilidade para exigir pontualidade da equipe se chega atrasado todos os dias?
E isso vale para tudo. Não é porque você está um cargo acima, que as normas da empresa não se aplicam a você.
6. Aproxime-se de seus colaboradores
Construa com a sua equipe uma relação de proximidade e respeito. Eles não devem enxergá-lo como supremo e inatingível, mas sim como uma pessoa que está ali para ajudá-los e com quem podem contar.
Lembre-se que uma boa relação entre líder e subordinado se constrói baseada em confiança, jamais em medo.
Gostou das nossas dicas de liderança? Assine a nossa newsletter a tenha acesso a mais conteúdo como este.
Responder
Ver Comentários