7 dicas de oratória para fazer um pitch de vendas

Para se tornar um empreendedor de sucesso não basta ter uma boa ideia, é preciso saber persuadir os investidores a apostarem em você. Por isso, saber fazer um bom pitch de vendas é essencial para conseguir transformar os seus sonhos em realidade.

pitch pode ser conceituado como um discurso de venda, uma apresentação rápida (de aproximadamente 5 minutos) sobre um negócio ou um produto, visando conquistar possíveis investidores. De modo geral, costuma se apoiar em uma apresentação de slides, contendo informações relevantes sobre a proposta de negócio.

Por se tratar de uma ferramenta importante para o empreendedor que não dispõe de recursos para iniciar seu negócio, é comum que surjam dúvidas ao preparar um bom pitch de vendas. Para lhe ajudar a se sair bem perante os investidores, separamos 7 dicas de oratória que vão aumentar as suas chances de obter capital, para tirar a sua ideia do papel. Continue lendo e saiba agora mesmo!         

1. Conheça bem a sua voz

Uma das premissas da boa oratória está relacionada à voz. E não podia ser diferente, não é mesmo? É por meio dela que o seu interlocutor receberá as informações necessárias para se tornar o seu investidor.

Assim sendo, é importante que você tenha uma voz no tom correto e fale em um ritmo adequado, tomando cuidado com a dicção certa das palavras. Para saber se sua fala está no padrão ideal, peça a algumas pessoas próximas para ouvi-lo.

Além disso, outra maneira de trabalhar esse quesito é com o auxílio de um gravador de voz. Grave a sua apresentação ou leia o trecho de um livro em voz alta. Avalie os pontos que precisam ser melhorados, treinando-os, insistentemente.

2. Cative o ouvinte

Estabelecer um vínculo com os seus ouvintes tornará a sua apresentação mais interessante e interativa. Portanto, já nos primeiros instantes, procure deixar as pessoas confortáveis e dispostas a ouvir com atenção o que você tem a dizer.

Seja cordial, carismático, quebrando a tensão e o nervosismo do momento com uma fala mais descontraída. Entretanto, tome cuidado para não perder o foco da sua apresentação ou passar uma imagem pouco profissional. Aposte no bom senso!

3. Seja persuasivo

Para conseguir vender uma ideia inovadora, é preciso demonstrar o quanto ela é interessante e promissora. Portanto, seja persuasivo ao apresentar seu projeto, elaborando frases de efeito, retirando qualquer dúvida que possa restar sobre a viabilidade do que você está propondo.

Ao falar, utilize um tom de voz firme, demonstrando credibilidade e sempre utilize sentenças afirmativas. Evite termos e pausas longas que remetam a fracasso ou dúvida. Enfim, mostre o quanto você acredita em sua ideia e por qual motivo isso fará a diferença no mercado.

4. Beba bastante água

Beber água auxilia na limpeza das cordas vocais e ajuda a eliminar tosses nervosas. A dica é, no momento da fala, ter ao seu lado um copo ou uma garrafinha de água em temperatura ambiente. Beba, em pequenos goles, ao longo de toda a apresentação. Mesmo em exposições curtas, não dispense essa recomendação.

Hidratar-se, além de ser uma prática saudável, é importante para manter as cordas vocais hidratadas, com melhor flexibilidade e vibração. O resultado será um pitch seguro e convincente, sem a hesitação que acompanha os momentos em que a boca fica seca ou que os pigarros aparecem.

Antes da apresentação, você também pode comer uma maçã. Por ser adstringente, ela limpa o trato vocal e a mastigação ativa a musculatura necessária para a articulação das palavras.

5. Seja convincente

Se você mesmo não acreditar no que fala, será impossível convencer qualquer pessoa a comprar a ideia. Estude, faça reflexões e, se for necessário, altere o conteúdo para que você confie em suas proposições. A autoconfiança tem relação direta com uma boa oratória.

Imagine se você estivesse no papel de ouvinte, em seu pitch de vendas, e fosse um investidor em potencial. Você compraria a ideia apresentada? Se a resposta for negativa, reveja os argumentos e revise os pontos a serem levantados. Modifique o conteúdo até que a sua resposta seja “sim”.

Manter a voz em tom calmo e afirmativo é essencial para o convencimento do público. Enfatizar palavras-chave do discurso, assim como fazem os jornalistas televisivos, deixará a sua apresentação mais dinâmica e mais interessante para o ouvinte. Treine e use a sua voz com segurança.

6. Exerça a empatia

Ao planejar sua apresentação, procure exercer a empatia. Coloque-se no lugar do público que ouvirá pela primeira vez as suas ideias. Questione se a sua mensagem está clara e procure antever dúvidas que podem surgir durante a exposição.

Além disso, é importante nunca entrar em conflito com o público. Críticas negativas podem surgir em qualquer ambiente, mas lembre-se de que todo ponto de vista é legítimo e, por isso, merece ser ouvido. O convencimento depende de ouvir e também de contra-argumentar. Tente entender a perspectiva do autor do comentário e pense em alternativas sobre como o seu projeto pode superar a questão levantada.

Não se exalte! Mantenha a calma e procure falar correta e pausadamente, articulando bem as palavras, mas sem exageros. Não permita que uma opinião contrária abale sua confiança e isso transpareça em sua voz.

7. Mantenha a postura

Para ter melhor aceitação, mantenha a postura ereta durante toda a apresentação, porém sem parecer algo forçado e mecânico. A cabeça deve ficar relaxada e o corpo pode se mover livremente. É importante respirar de forma correta, fazendo com que o ar chegue até o abdômen e expanda as costelas e nunca os ombros e o peito.

Bocejar e espreguiçar diversas vezes, antes da apresentação, ajudará a aliviar a tensão na região do pescoço e dos ombros. Fazer atividades físicas e ter noites de sono regulares, além de auxiliarem na manutenção de uma postura adequada, também contribuem para a boa produção vocal.

Roupas leves e sapatos confortáveis também influenciam diretamente nessa questão. Aposte em tecidos que absorvam a transpiração e considere abandonar o salto. Será muito mais fácil manter a postura e ser convincente se não houver nada incomodando você.

Falar bem é um fator decisivo para o sucesso de um empreendedor. Por isso, seguindo as dicas apresentadas hoje, você verá como o seu pitch de vendas se tornará mais atrativo e o quanto ele será capaz de influenciar positivamente a avaliação de seus possíveis investidores. Fique atento e comece a aprimorar agora mesmo a sua retórica.

Agora que você já assimilou essas dicas de oratória, que tal nos seguir no Facebook e no YouTube, para aprender mais e ficar por dentro de todas as novidades sobre o assunto?

Dra. Cristiane Romano
Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre fui apaixonada por Oratória e Comunicação e durante minha carreira percebi o quanto as pessoas deixam de crescer profissionalmente e pessoalmente por não possuírem domínio da oratória e comunicação. Nos últimos 22 anos tem estudado e aplicado minha metodologia e já treinei mais 40 mil de pessoas. Para embasar cientificamente e transformar meus alunos me Especializei em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, realizei o Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) sobre expressividade oral, que abrange a comunicação e oratória. Possuo também formação em Executive Coaching pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos. Master em Programação Neurolinguística. Trainer em treinamento comportamental. Além de ter palestrado na Índia e Espanha. Autora do do Livro: Coaching Communication®; aprenda a falar em público e assuma o palestrante que há em Você.