Precisa falar em público? Conheça 11 erros e saiba como evitá-los

Você está em evidência. É o nome cogitado para a próxima promoção na empresa. Sua carreira está em ascensão. Em determinado momento, você é convidado para fazer uma palestra para clientes. Quais são os erros que você não pode cometer ao falar em público e como evitá-los?

Profissionais precisam se preparar para uma boa apresentação. Falar bem durante uma reunião ou apresentação de negócios é algo que contribui para melhorar a imagem da pessoa. Continue a leitura e confira uma lista com 11 erros ao falar em público, bem como as dicas para você evitá-los ao máximo.

1. Pouco domínio do assunto

Procure fazer uma pesquisa para ampliar seu conhecimento sobre o assunto a ser abordado e/ou se informar, caso você não domine o conteúdo.

2. Falta de planejamento

Organize-se com antecedência. Divida sua apresentação em partes — introdução, desenvolvimento e conclusão —, defina e produza o material de apoio e revise tudo, inclusive o conteúdo.

3. Falta de treinamento 

Pratique antes. Simule uma apresentação e um material de apoio e peça a opinião de alguém para que você saiba quais pontos estão satisfatórios e quais ainda precisam ser melhorados.

4. Gesticulação em excesso

O corpo fala e isso faz parte da comunicação não verbal ou recursos não verbais,  porém não se perca em gestos excessivos,  desnecessários e sem significado, que podem desviar a atenção do ouvinte. 

5. Demonstração de desânimo e indiferença

Possuindo domínio do assunto e um planejamento bem elaborado, faça sua apresentação demonstrando que você sabe e gosta do que está falando. O público perceberá que você se sente satisfeito em palestrar e feliz com sua presença.

6. Falta de ritmo

Exponha o conteúdo em uma velocidade que não prejudique o entendimento por parte do público. Tenha cuidado para não perder o fôlego e para não finalizar a apresentação antes do horário previsto. Use um tom e um volume de voz que mantenham o clima harmonioso do ambiente.

7. Olhar disperso

Dirija seu olhar às pessoas que estão à sua frente, demonstrando que você as reconhece, respeita e quer sua atenção.

8. Horário excedido

Conduza a apresentação considerando a relevância dos temas abordados. Caso seja necessário, faça alguns cortes no assunto para que o horário previsto para o fim da palestra não seja ultrapassado.

9. Excesso de informalidade

Estabeleça uma interação harmoniosa, de proximidade, com o público, contudo, não faça uso de um tom excessivamente íntimo.

10. Perfeição

Mostre ao público que você possui dificuldades, fragilidades e que não é perfeito, podendo cometer erros, como qualquer outra pessoa. Cite fatos ocorridos nos quais você se encontrou em uma posição vulnerável.

11. Encerramento repentino

Informe ao público que sua apresentação chegou ao fim. Faça a conclusão e agradeça.

Além de evitar erros ao falar em público, evite o estresse. O equilíbrio emocional é uma característica importante dos profissionais e líderes de sucesso. Procure conhecer as pessoas às quais sua palestra será dirigida e fale de maneira simples e compreensível aquilo que elas querem ou precisam ouvir.

Gostou da nossa lista sobre erros ao falar em público e das dicas de como evitá-los? Quer se tornar um orador de sucesso? Então assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo!

Dra. Cristiane Romano
Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória. Nos últimos 18 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos.