Quando o assunto é oratória e apresentações em público, o contato visual é uma das principais ferramentas da linguagem corporal à disposição do orador. A sua importância não deve ser subestimada, já que ele é uma forma de se conectar com a audiência e buscar o interesse dos ouvintes com o olhar, bem como de estar atento à receptividade da mensagem que se quer passar.
Um dos maiores problemas em oratória é justamente buscar a atenção da audiência. Caso esta não esteja engajada, o apresentador pode acabar se desconcentrando e, pior, a mensagem não será absorvida da forma como planejado.
Entenda a importância do contato visual na oratória e nas apresentações e como dominar essa técnica!
Engajamento
Para fazer com que a audiência se engaje e se envolve com o que está sendo apresentado, o orador precisa fazer com que cada ouvinte faça parte da conversa. Para conseguir esse efeito, deve valer-se de formas de comunicação pessoa a pessoa, dando feições de uma conversa individual ao discurso e envolvendo pessoalmente os ouvintes.
Nesse sentido, o contato visual é uma ferramenta muito boa para conquistar esse engajamento, uma vez que mediante ele o público se sentirá mais próximo do orador e, consequentemente, da sua mensagem. Através do olhar, é possível criar uma conexão mais direta entre o apresentador e o público, aproximando cada ouvinte do orador como se estivessem em uma conversa um a um.
Este é um dos efeitos do contato visual: trazer o ouvinte para próximo do apresentador e do conteúdo de sua apresentação.
Outras vantagens do contato visual
O olhar não só possibilita uma maior proximidade com o público, mas também agrega mais confiabilidade à mensagem do orador. Isto porque o contato visual é uma parte muito importante da comunicação.
Pela linguagem corporal do olhar, o comunicador indica que está confiante em sua fala e no ato de se apresentar diante de vários ouvintes, além de mostrar que ele está mais atento ao seu redor e, portanto, mais aberto à comunicação como um todo.
Como ter domínio dessa técnica?
Na prática, o apresentador deverá mentalizar que está conversando individualmente com cada membro da audiência por curtíssimos intervalos de tempo. No entanto, é preciso ter alguma sensibilidade para identificar os ouvintes que estão mais abertos ao contato visual e, ao verificar uma conexão, conversar com essa pessoa, literalmente.
O ideal é que o orador estabeleça o contato visual e o mantenha por cerca de dois segundos com cada membro do público, não fique preso apenas a isto, seja mais natural possível. O olhar deve alternar entre os ouvintes até que cada um tenha sido envolvido no discurso pelo contato visual.
O que evitar?
Algumas atitudes devem ser evitadas para se fazer melhor uso da técnica do contato visual.
Em primeiro lugar, o apresentador não deve desviar o olhar da audiência, focando, por exemplo, apenas no material de sua apresentação. Não se pode esquecer que, na linguagem corporal de uma conversa individual, desviar o olhar não é um bom sinal.
Depois, o contato visual não deve ser fixado em apenas uma pessoa. Embora se possa perceber que um ouvinte está mais perceptivo, isto não deve gerar uma fixação do olhar nessa pessoa, já que isso poderá “excluir” os demais da conversa e pa
O ideal é apresentar a expressividade oral na totalidade que englobam os recursos vocais (voz e fala), verbais ( conteúdo) e não verbais ( expressão facial, gestos, olhar, atitudes e comportamentos não verbais), sendo assim, sua comunicação passará credibilidade e você sentirá autoconfiança.
Se sentir insegurança ao comunicar e não conseguir olhar nos olhos da sua audiência, é de busque ajuda, em nossos cursos de oratória e comunicação você apresentará todas as técnicas com harmonia, bem como trabalhará sua confiança.
abraços.
Dra Cristiane Romano
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