O termo inteligência emocional nos remete à influência dos nossos pensamentos sobre as nossas emoções. Quem é emocionalmente inteligente tem a capacidade de pensar com clareza e objetividade acerca daquilo que sente. Isso é o que proporciona o autocontrole.
Hoje, isso nos pode parecer óbvio, mas foi necessário que o psicólogo e escritor Daniel Goleman nos alertasse sobre a importância que as emoções têm em todas as ações que tomamos, inclusive em nossos objetivos de vida. Trata-se de algo que pode ser inato, mas que também é possível de ser adquirido.
Vamos juntos desvendar os segredos da inteligência emocional e saber como ela pode te ajudar? Continue a leitura.
O que é inteligência emocional?
Você já perdeu uma oportunidade apenas porque ficou com vergonha de manifestar interesse?
Deixou de fazer uma viagem incrível porque o seu medo se sobressaiu em relação à sua vontade?
Tem crises frequentes de ciúmes por causa da(o) companheira(o) ou amigos?
Se você respondeu “sim” para a maioria das perguntas feitas acima, saiba que a sua inteligência emocional não está sendo bem utilizada.
Conforme citamos na introdução deste texto, a inteligência emocional é caracterizada pelo respeito, validação e controle das emoções. Isso significa que temos que nos dar o direito de sentirmos aquilo que se manifesta em nosso peito, porém, devemos trabalhar esses sentimentos, para que eles não nos dominem e nem sejam prejudiciais.
Esse tipo de habilidade pode nascer com a pessoa, da mesma forma que pode ser adquirida com base em um treinamento.
Quando eu consigo identificar que preciso ser emocionalmente inteligente?
Pare para refletir um pouco. Não é muito bom quando nós nos entregamos às emoções positivas, como o amor e a alegria? É sensacional poder comemorar uma conquista ou viver intensamente um momento prazeroso, não é verdade?
O problema ocorre quando as emoções começam a limitar e bloquear sua felicidade.
Você acha justo perder uma oportunidade apenas porque tem medo de se manifestar?
Você acha que vale a pena perder uma viagem incrível por ter receio de andar de avião?
Você considera saudável perder seus relacionamentos por conta de ciúmes?
Esse é o sinal de que está na hora de agir, de tomar uma atitude para conseguir gerenciar essas emoções e fazer com que elas trabalhem por você.
Quais são os benefícios da inteligência emocional para a saúde da mente?
A inteligência emocional não se limita somente à vida pessoal ou profissional. Ela consegue abranger as duas, proporcionando benefícios para ambas.
Quem é emocionalmente inteligente consegue obter o sucesso em diversos níveis, como o profissional, o acadêmico e o pessoal. As relações sociais passam a ser mais satisfatórias e de melhor qualidade.
Um dos principais benefícios de se ter esse tipo de inteligência é a prevenção contra transtornos psicológicos, como a ansiedade e a depressão. O domínio sobre os sentimentos permite que aqueles que são negativos sejam neutralizados com mais facilidade.
Até os distúrbios psicossomáticos, como a herpes labial, que ataca as pessoas quando elas se encontram em momentos de estresse, passam a ser mais controlados.
Em casa, as brigas dão lugar à empatia — capacidade de se colocar no lugar do outro. Isso permite que você consiga ouvir mais seus familiares e compreenda suas dores, podendo ajudá-los no momento certo.
No trabalho, a inteligência emocional consegue nos deixar mais comunicativos e resilientes. A pressão do dia a dia e o mau humor dos outros deixarão de te afetar, pois você passará a entender que esses sentimentos não são seus e não precisam ser absorvidos.
Como estamos falando de uma competência comportamental, precisamos frisar que todos os campos de atuação profissional requerem inteligência emocional. O fato é que alguns expõem essa habilidade de maneira mais latente, como é o caso das pessoas que ocupam posições de liderança.
Percebeu como a inteligência emocional é importante e pode ajudar na sua vida?
Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais! Faça com que seus colegas de trabalho, amigos e familiares conheçam o poder que as pessoas emocionalmente inteligentes têm nas mãos.
Responder
Ver Comentários