Gagueira ao falar em público? Confira 6 dicas que podem ajudar

A disfluência é um problema causado pelo nervosismo. Ele prejudica várias pessoas justamente nos momentos em que é necessário se comunicar melhor: palestras, reuniões de negócios, apresentação de projetos etc. 

A boa notícia é que a disfluência pode ser controlada com pequenas mudanças de atitude em seu dia a dia. Acredite: falar em público pode ser mais fácil do que você imagina.

Quer saber como evitar a gagueira ao falar em público? Então continue a leitura do nosso artigo!

1. Treine em voz alta

Seria maravilhoso se a disfluência desaparecesse da noite para o dia, como em um passe de mágica. No entanto, quem sofre desse problema precisa superá-lo aos poucos, com bastante treinamento.

A leitura de livros em voz alta é uma ótima forma para treinar falar em público com mais facilidade. No início, provavelmente, você terá dificuldades para executar o exercício, mas isso deve ficar mais fácil com a prática. Afinal, a técnica aprimora a sua respiração, um fator muito importante para bloquear a gagueira.

Para que o treinamento não vire um tédio, dê preferências para obras que estejam mais ligadas ao seu estilo de vida. Se gosta esportes, por exemplo, busque os melhores livros da área para iniciar as atividades.

2. Trabalhe a sua linguagem corporal

A linguagem corporal é muito importante para um orador, já que é por meio dela que você transmite confiança para o seu público. Você sabia que é possível desenvolvê-la em sua própria casa?

Para isso, separe um tempo do seu dia para ficar na frente do espelho. Nesse momento, comece a falar sobre qualquer assunto. Vale falar sobre temas mais simples, como o que aconteceu durante o seu dia, ou temas mais complexos, como a rotina da sua empresa.

Embora o reflexo do espelho seja você mesmo, a situação pode causar um pouco de constrangimento no início. Mesmo assim, busque praticar esse exercício diariamente por, no mínimo, 30 minutos. Ele trará mais confiança para as próximas vezes em que você precisar falar em público.

3. Chegue cedo ao evento

Não há nada pior para quem sofre de disfluência do que chegar atrasado a um evento. Além do nervosismo, a preocupação em não conseguir deixar tudo preparado pode impedi-lo de manter a calma durante a apresentação.

Por isso, mesmo que a sua palestra seja a quarta ou a quinta do dia, chegue cedo e acostume-se com o local. Outra boa dica é perceber como o público está aceitando as informações da palestra anterior, pois isso pode ajudá-lo a adaptar sua apresentação às preferências da audiência.

4. Faça um curso de oratória

Outra dica interessante para dominar a gagueira é investir em um curso de oratória. Ele poderá ajudá-lo a perder a timidez e a controlar o nervosismo durante uma apresentação.

Se conseguir superar esses dois problemas, é muito provável que sua desenvoltura ao falar em público melhore consideravelmente. Portanto, escolha os melhores professores para ajudá-lo a se tornar o melhor orador possível.

5. Cuide da sua saúde

Há alguns alimentos que prejudicam bastante o seu dia de apresentação. Para evitar que a crise de ansiedade aumente, não tome café, chá-preto e coca-cola, pois esses líquidos podem aumentar os níveis de ansiedade.

Ter uma boa noite de sono também é fundamental para que você fique com a mente e o corpo tranquilos. E não se esqueça também dos exercícios físicos: uma simples caminhada pela manhã pode deixá-lo mais relaxado para falar em público durante uma conferência à tarde, por exemplo.

6. Estude o assunto da palestra

Por fim, nunca é demais lembrar: estude sempre antes de cada palestra. Quando conhecemos o assunto, temos mais confiança perante o público, além de ficarmos mais preparados para qualquer pergunta que aparecer. Pense nisso!

Seguindo essas orientações, certamente você estará mais seguro para desenvolver o tema. Caso a insegurança ainda apareça — o que é normal —, sugerimos que você peça ajuda para um profissional especializado no assunto.

A Cristiane Romano, por exemplo, atua na área de coaching e desenvolvimento de oratória e comunicação. Ela está preparada para cuidar da sua gagueira ao falar em público, por isso entre em contato agora mesmo se quiser resolver esse problema!

Dra. Cristiane Romano
Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória. Nos últimos 18 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos.