Liderança

Como fazer uma boa gestão de pessoas na sua empresa?

Escrito por Cristiane Romano

Você já pensou no quanto a gestão de pessoas é importante para a sua empresa? E não basta cuidar somente da padronização do atendimento. Outros fatores, como as relações interpessoais na equipe, interferem no desempenho dos profissionais.

Gestão de pessoas pode ser entendido como o processo que vai desde a escolha do colaborador para contratação até a sua possível demissão. Nesse intervalo, ela passa pelo treinamento, motivação e avaliações de desempenho.

O responsável por cada uma dessas fases é o gestor de pessoas. Muito mais que conhecimento, é necessário ter uma certa sensibilidade, observação e senso crítico. Para ajudá-lo, listamos abaixo 5 dicas para uma boa gestão:

Tenha uma boa oratória

A maior parte dos problemas internos em empresas vem de falhas na comunicação. É por isso que o gestor de pessoas deve ser o primeiro a buscar expressar-se bem para fazer-se compreendido.

Você precisa ser claro e confiante em tudo o que diz. Isso porque, se nem você mesmo acredita no que está passando para a equipe, dificilmente será levado a sério. Portanto, desenvolva suas habilidades comunicativas, não só as verbais. A comunicação escrita também deve funcionar bem.

Dê feedbacks construtivos

Quando um colaborador comete um erro e recebe uma “chamada de atenção” na frente de toda a equipe, é bem provável que se desmotive. Ninguém gosta de ser exposto dessa forma e nenhum funcionário é incapaz de melhorar em algum quesito.

Portanto, mesmo um feedback negativo deve ser dado de maneira positiva. O constrangimento deve ser substituído por orientações para que a situação não se repita.

Estimule a participação da equipe

Em algumas equipes, o trabalho conjunto acaba dando lugar à competição. Quando isso acontece, a tendência é que cada um tente mostrar o quanto é melhor que os outros, e isso inclui fazer-se de desentendido e jogar a culpa de suas ações para os colegas de trabalho.

Quando o trabalho em equipe não é incentivado, normalmente é isso que acontece. E você, como gestor, não pode deixar as coisas chegarem a esse ponto. Deixe claro, por meio de palavras e atitudes, que se trata de um time e, portanto, o sucesso de um é o sucesso de todos.

Saiba delegar responsabilidades

Muitas vezes, acontece de um colaborador estar atarefado demais e outro passar horas ocioso. O equilíbrio deve ser buscado pelo gestor. Tenha claro em mente o que pode ser atribuído a cada um.

A confiança na equipe é necessária para que funções importantes possam ser delegadas. Mas isso não significa abandonar tarefas nas mãos dos subordinados. O verdadeiro líder acompanha tudo o que é feito e dá instruções sempre que necessário para o melhor desempenho.

Saiba reconhecer um trabalho bem-feito

Não basta dar um feedback de algo que pode ser melhorado de forma incentivadora: os acertos também precisam ser valorizados. Saber reconhecer um trabalho bem-feito ou uma iniciativa que funcionou mantém a equipe motivada e disposta a fazer sempre o seu melhor.

Sendo assim, vale elogiar e até mesmo oferecer pequenos mimos e bônus pelo bom desempenho.

Se você concorda que a gestão de pessoas é um dos pontos cruciais para o sucesso da companhia, deixe seu comentário abaixo.

Sobre o autor

Cristiane Romano

Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória. Nos últimos 15 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos.

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