As 5 características de oradores de sucesso

As grandes características de oradores de sucesso devem ser muito apreciadas, já que, por meio delas, até mesmo o mais inexperiente orador pode discursar bem diante da plateia.

De mudanças na voz a real conhecimento de determinado assunto, os elementos que conseguem cativar o público são muitos. E, ao palestrar, você deve querer induzir o ouvinte a apoiá-lo em alguma ideia, gostar de determinado produto ou persuadi-lo sobre a eficácia de determinada técnica.

Mas, que características são essas? Continue lendo e confira as 5 características de quem deseja cativar o público, mesmo que essa seja a primeira experiência com palestras.

1. Modular a voz

Para ser um bom orador, você deve evitar um tom de voz ensaiado e robótico. Além disso, é necessário manter uma boa velocidade e um bom ritmo durante todo o seu discurso.

Uma ótima maneira de modular sua voz corretamente é por meio de gravações. Use o celular ou qualquer outro dispositivo que possa gravar sua voz; depois de um certo período ouça os áudios e identifique possíveis erros.

Esse passo é muito importante, pois o tom inadequado pode estragar completamente a mensagem do seu discurso.

2. Ter autoconfiança

As pessoas ficam com medo da plateia, algo completamente normal e que pode ser evitado com alguns hábitos.

Obviamente, uma boa maneira de não se sentir envergonhado na frente do público é conhecer seus ouvintes, isto é, compreender os interesses do público-alvo. Você deve, também, treinar seu discurso previamente para que não haja inconvenientes.

Contudo, algumas pessoas precisam de uma ajuda extra na hora de vencer esse medo. Nesses casos, um curso de oratória que trabalha com técnicas e ferramentas — além da parte comportamental —  é o recomendado para solucionar esse problema.

Uma técnica muito boa é pensar que, naquele momento, você está usando uma máscara de apresentador — isso o ajudará a acreditar que tem o domínio da situação —, sendo essa uma atitude extremamente positiva para que você se sinta confiante. Afinal, você foi convidado por ter potencial.

3. Demonstrar empatia

Seu discurso precisa fazer sentido, por isso você precisa gostar daquilo que está falando. Ao discursar sobre um assunto pelo qual você é apaixonado, sua fala automaticamente transmitirá sinceridade e emoção, e esses fatores ajudam a encantar o público.

Um orador que consegue criar empatia com seu discurso é o mesmo que cativa a plateia da maneira certa.

Em alguns casos, será necessário se aprofundar muito em um assunto para encontrar sua paixão por ele, mas todo o esforço será compensado por meio de uma apresentação memorável.

4. Possuir uma capacidade de síntese

Essa é uma das habilidades mais valorizadas em oradores de sucesso. Sendo eficiente e sucinto enquanto você compartilha suas ideias, todo o seu discurso será bem aceito pelo público, de forma que cada ouvinte assimile efetivamente suas informações.

Caso você não saiba para onde deseja direcionar suas ideias, toda a apresentação correrá o risco de ficar sem rumo, entediante, confusa e desagradável. E, com certeza, você não deseja isso!

5. Ser bem-humorado

É natural do ser humano reagir bem ao humor, dessa forma um bom orador aproveita esse gancho para inserir frases e situações engraçadas em seu discurso. Mas, é essencial manter um certo controle, principalmente em relação a assuntos delicados, uma vez que o público pode entender de maneira errada e enxergar o bom humor como deboche.

Essas são importantes características de oradores de sucesso, então fique atento e observe se você já as desenvolveu.

Gostou do nosso post? Que tal compartilhar esse artigo em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam as características de oradores de sucesso?

Dra. Cristiane Romano
Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória. Nos últimos 18 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos.