A timidez é a companheira de vida de muita gente, mas você já parou para avaliar se a sua está dentro dos limites da normalidade? Você, por exemplo, já evitou diversas situações por medo de se expor e ser julgado ou avaliado? Tome cuidado, pois o que muitos entendem por timidez pode ser, na verdade, ansiedade social.
Enquanto a timidez é um traço de personalidade, a ansiedade ou fobia social pode causar limitações na vida pessoal e profissional. Isso acontece porque quem vive com ela, tem a tendência de evitar determinadas situações, como cumprimentar as pessoas, comer ou beber em público e até mesmo manter contato visual com pessoas que não sejam próximas.
Portanto, é importante entender melhor como funciona a ansiedade social para, dessa maneira, compreender como ela afeta, por exemplo, a comunicação. Pensando nisso, no post de hoje, mostramos as diversas formas com que a ansiedade social pode entrar no caminho de nossa habilidade e necessidade de nos comunicarmos. Vamos lá?
O que é a ansiedade social?
A ansiedade social se caracteriza pelo medo ou nervosismo desproporcionais a respeito de interações sociais cotidianas onde a pessoa está suscetível à avaliação de outras pessoas. O sofrimento é intenso e, por isso, o portador acaba ativamente evitando as interações sociais e, consequentemente, pode até chegar ao isolamento completo.
Diferente da timidez, o sofrimento trazido pela ansiedade social afeta suas escolhas afetivas e profissionais, influenciando negativamente a vida do indivíduo. Uma das formas de ansiedade é a generalizada, em que qualquer interação social causa grande desconforto.
A ansiedade social específica, por sua vez, se manifesta apenas em determinadas situações, como comer em público, falar em público ou estar ao redor de muitos desconhecidos.
Quais são os problemas de comunicação causados pela ansiedade social?
1. Inibição ao falar em público
O medo de ser avaliado e julgado não permite que o indivíduo consiga se expressar diante de outras pessoas. Dessa maneira, falar em um seminário ou ministrar uma palestra, por exemplo, são tarefas que se tornam quase impossíveis.
2. Interações de interesse sexual
Se você tem ansiedade social, provavelmente acha muito difícil manter uma conversa com alguém do gênero pelo qual você se sente atraído, por medo de ser desagradável e agir de maneira pouco carismática.
Isso se transforma em um intenso sofrimento e, consequentemente, faz com que o portador de ansiedade social evite a intimidade e encontre dificuldades para construir um relacionamento amoroso.
3. Inibição de qualidades
Falar de suas próprias qualidades é uma possibilidade que não existe no mundo de quem tem ansiedade social. A possível rejeição de quem está a sua volta já é o suficiente para fazer com que a pessoa comece a duvidar de si mesma.
4. Ausência de contato visual
Parte importante de uma comunicação eficiente é olhar nos olhos da outra pessoa. Entretanto, para quem tem ansiedade social, isso é muito difícil de acontecer quando não se trata de um amigo ou parente muito próximo.
5. Dificuldade em lidar com figuras de autoridade
Unindo alguns dos problemas citados anteriormente (inibição, falta de confiança em si mesmo, dificuldade de manter contato visual), os ansiosos desenvolvem a dificuldade de lidar com figuras de autoridade e superiores, pois automaticamente imaginam que serão avaliados negativamente.
6. Medo de falar ao telefone
Atender ao telefone pode ser torturante, e o nervosismo faz com que não haja clareza suficiente na fala. O medo de falar algo que não se deve e a ansiedade de não saber como dar continuidade à conversa, especialmente sem o auxílio da linguagem corporal, fazem com que essas ocasiões sejam evitadas.
Como pudemos observar, as situações mais cotidianas podem se tornar problemáticas para quem sofre com a ansiedade social. Dessa forma, procurar ajuda é o melhor caminho para a superação desse problema. E você, passa por situações parecidas? Conhece alguém que lida com a ansiedade social? Tem outras dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!
Ola sou Celso barbosa, angolano e li o seu artigo que me deixou bastante impressionado fiquei impressionado, porque parecia que sempre estiveste ao meu ao lado de forma invisivel acompanhado o meu estilo de vida…pois sou exatamente a figura retratada no seu artigo.
Primeiro gostaria de saber se essa doenca chamada fobia social tem cura., porque me tornei uma pessoa isolada da sociedade e como consequencia perco muitas oportunidades socias.
Preciso muito a sua ajuda.
Olá Celso tudo bem? Que bom que você gostou do artigo. Sim, este problema tem cura! Tenho vários clientes que fizeram trabalhos comigo. Entre em contato com minha secretaria +55 37 3351-2113 para agendarmos um horário. Ou se preferir, pelo email cristianeromano@blog.cristianeromano.com.br. Abraços!
Olá me me chamo Daniele e eu me indetifico muito com o seu artigo nossa ….queria poder me liberta dissuh….
Nossa , tenho todos esses sintomas sempre me perguntei pq eu era assim , na adolescência isso ficou mais evidente , tenho muita dificuldade de olhar as pessoas nos olhos , quando tenho que conversar com alguem eu travo, e nao sei o que dizer .
Kawany,
Sim, é muito sofrido, e vou te dizer mais, pode lhe atrapalhar na sua vida carreira profissional.
É importante trabalhar todos estes pontos.
No seu caso algo relacionado à comunicação, e trabalhar os gatilhos mentais da infância irá lhe ajudar muito.
Veja os artigos do blog relacionado à comunicação e oratória.
Estou a disposição.
abraço enorme.
NOSSA TO PASSANDO POR UM MOMENTO MUITO DIFICIL 🙁 E AGORA LENDO ISSO VEJO QUE TENHO ESSE PROBLEMA ANSIEDADE SOCIAL. SOU MUITO SOZINHA, NAO CONVERSO COM NINGUEM ME SINTO INSEGURA AO ME COMUNICAR. NAO CONSIGO OLHAR NOS OLHOS DE ESTRANHOS. FICAR NO MEIO DE MUDIAO PRA MIM É UMA TORTURA. PRECISO DE AJUDA…
Ola Carolina, tudo bem? Imagino como isto é difícil. É muito importante você procurar um profissional que lhe ajude a encontrar o caminho. Qual cidade você esta? Me envie um e-mail para eu lhe ajudar. Abraço!
Olá Ana Beatriz,
Tudo bem?
Fiquei muito feliz de você ter lido meu artigo.
É muito importante descobrirmos o que está te levando a estes medos e auto julgamento, provável existe alguma crença limitante que está relacionado à algum acontecimento do seu passado e pode ter sido na infância ou adolescência. Que tal você descobrir?
Temos vários cursos pelo Brasil todo e você irá superar com nosso programa de treinamento de dois dias intensivos.
abraço e estou torcendo por você.
Ola, meu nome e Vanessa lir seu artigo, é vir que ele me descrevia muito, se puder me ajudá.
Olá Caroline,
Tudo bem?
Eu lhe entendo perfeitamente, precisa de ajuda sim, e você não está sozinha, existe muitas pessoas que passam por esta questão.
Vamos trabalhar esta questão?
Me envie um email para cristianeromano@cristianeromano.com.br, abraço
Olá! Bom… Me identifiquei muito com os sintomas da ansiedade social, mas tem um porém… Sou muito desinibida, adoro falar em público, mas me incomodo porque gaguejo muito e acabo ficando nervosa. Isso me preocupa porque faço teatro e meu maior instrumento é minha boa dicção.
Olá Bruna,
Tudo bem?
Parabéns por sua desenvoltura, leia o artigo que fala da inteligência emocional no meu blog e também, leia sobre minha metodologia Coaching Communication®, já tive muitos sucessos com casos parecidos com você.
Estou torcendo por você. Você já é o sucesso, trabalhe apenas este detalhe.
abraço
Qual profissional devo procurar em caso de ansiedade social? Todos os 6 problemas de comunicação causados pela ansiedade social bateram com meu perfil. Procuro um psicólogo?
Desde já agradeço!
Olá Fábio,
Tudo bem?
Um psicólogo irá lhe ajudar perfeitamente. Faça uma análise sobre várias linhas da psicologia, para você perceber qual você melhor identifica.
Te desejo sucesso nesta jornada.
abraço
Olá Cristiane , li seu artigo e me ifentifiquei com ele, as vezes chego em lugares em que devo comprimentar as pessoas e me esquivo , também tem horas em que tenho vergonha de fazer algo por medo de ser julgada ou algo parecido .
Olá Ana Beatriz,
Tudo bem?
Fiquei muito feliz de você ter lido meu artigo.
É muito importante descobrirmos o que está te levando a estes medos e auto julgamento, provável existe alguma crença limitante que está relacionado à algum acontecimento do seu passado e pode ter sido na infância ou adolescência. Que tal você descobrir?
Temos vários cursos pelo Brasil todo e você irá superar com nosso programa de treinamento de dois dias intensivos.
abraço e estou torcendo por você.
Olá ,fico com o rosto vermelho quando vou falar com uma pessoa ,e acabo travando pois esqueço as coisas que iria falar por alguns momentos
O que faço ,quem procuro p ajudar
Olá Caio,
Tudo bem?
Nossa equipe lhe enviou um email para você nos passar seu contato ou pode nos ligar 37 3351 2113 e falar com minha assistente e podemos lhe atender. Essa nossa especialidade.
abraço
Me identifiquei com os 6 problemas listados e agora eu realmente sei qual o meu grande problema “ansiedade social ” obrigado Dra. Cristiane.
Minhas irmãs sempre me sugeriram um psicólogo porém sempre tive medo é preconceito, sempre digo a elas “Fazer o que lá ? Não vou conseguir falar!” isso tudo é o medo antecipando.
Olá Roninelli, vamos trabalhar, tem solução, viu meus vídeos no YouTube e Instagram?
@dracristianeromano.
Já ajudei muitas pessoas, não desista de você!!!
Abraço, conte comigo
Olá, boa tarde!!
Tenho todos esses “sintomas” dês de muito novinha (tenho 15 anos).
Já conversei com meus pais sobre isso, pedi pra me levarem num psicólogo mas disseram que era frescura e que isso era coisa da minha cabeça.
Tem algum outro jeito de eu mesma me ajudar?
Olá Melissa,
Tudo bem?
O primeiro passo que você fez foi assumir sua dificuldade, isso é maravilhoso!
Agora o segundo passo é a busca por ajuda.
Envio um email para contato@cristianeromano.com.br e marque uma avaliação, será muito importante para você, e vamos averiguar o que realmente você precisa. A grande maioria das pessoas que passam por esta avaliação, se sente muito aliviada. Espero lhe ajudar. abraço enorme.
Olá. Consigo falar p plateia, consigo coordenar reuniões. Claro sempre c dor na barriga, sou professora de dança e realizo diversos eventos.
Porém tenho vergonha de comprimentar, medo de não ser respondida e passar vergonha. E sei que todos me acham de lua, sem educação, pq tem gente que eu comprimento, geralmente quando são mais próximos. Realmente não gosto de ligar e nem receber ligações. Nem pra fazer um pedido eu não gosto, sempre peço meu marido Prefiro mensagens. Porém até consigo falar, mas não gosto. Quando não conheço bem a pessoa que converso pessoalmente, eu desvio olhar, não gosto olhar nos olhos, sinto encômodo. Será que realmente tenho isso? Pq não sou tão fechada assim. Mas já fui muito e muito pior do que descreve.
Cláudia,
Muito importante seu reconhecimento, parabéns, esta é uma atitude primordial. Sua dificuldade está relacionada à comunicação interpessoal, e é fácil de resolver e creio que lhe atrapalha na sua vida pessoal e profissional. Fique tranquila você não é de “lua”e sim, você prefere evitar devido ao medo do julgamento das outras pessoas. Leia o artigo que escrevi sobre “Liberdade Comunicativa”, creio que você irá se identificar em alguns pontos.
Conte comigo.
abraço
Boa noite espero que me consiga ajudar
Oi Fábio,
Tudo bem?
É importante buscar ajuda. Quem sabe um curso de comunicação?
Precisamos entender a fundo o que está acontecendo com você.
Tem um vídeo no meu instagram que lhe ajudará também @dracristianeromano.
Já fez alguma avaliação? Caso não tenha feito, nos contate e vamos analisar todo o seu caso, pode ser pelo contato@cristianeromano.com.br
abraço
Boa Noite..
Muito bom o seu texto. Técnico e esclarecedor.
Gostaria de saber se tremor na escrita( nem sempre constante )faz parte do quadro de fobia social..Grata.