6 dicas para conquistar o público durante uma apresentação oral

Você pode precisar falar em público em algum momento de sua vida, por diversos motivos e, entre eles, a necessidade de apresentar um seminário na sala de aula, palestrar em congressos ou mesmo mostrar a sua ideia para o seu líder  e colegas de trabalho.

Quer saber como ter sucesso em suas apresentações? Então confira nossas dicas para conquistar o público e passar a mensagem certa!

Dicas para conquistar o público

1. Conquiste a atenção logo no início

Já ouviu a frase que diz: “a primeira impressão é a que fica”? Pois bem, se você não passar uma boa impressão e conquistar o público logo no início da apresentação, será muito mais difícil conseguir fazer isso depois. Tente prender a atenção das pessoas o mais rapidamente possível.

Você pode começar a sua fala contando uma história que ocorreu com você ou com um amigo e que esteja, de alguma forma, relacionada ao conteúdo que será passado. Outra estratégia é ser bem-humorado e fazer as pessoas rirem, deixando o ambiente mais descontraído.

2. Movimente-se

Passar a apresentação inteira parado pode provocar certo marasmo e monotonia. Movimentar-se enquanto fala confere dinâmica à apresentação e faz com que as pessoas fiquem mais interessadas. Trocar de lugar algumas vezes e gesticular ajuda a aumentar o interesse da plateia.

3. Surpreenda

As pessoas costumam filtrar o que falamos e nos julgar de acordo com o que pensam e aprenderam ao longo de suas vidas. Para que os julgamentos sejam positivos, o ideal é passar informações novas e surpreendentes de assuntos que o seu público pode gostar.

Você pode mostrar dados sobre produtos que estejam relacionados ao tema de sua apresentação ou falar de um serviço parecido com o seu e que esteja fazendo muito sucesso em outros países, por exemplo.

4. Faça perguntas

Já percebeu que quando alguém faz alguma pergunta, a sua atenção aumenta? Pode ser que você saiba a resposta, não é mesmo?

Pois bem, da mesma forma que os questionamentos podem te deixar mais interessado, eles também podem fazer com que a audiência fique mais atenta. Além de manter a apresentação mais dinâmica, também servem como um tipo de “intervalo” na sua fala.

5. Faça contato visual

Não é desagradável quando você está conversando com alguém e essa pessoa nem está te olhando? Parece que ela está totalmente desinteressada na sua fala, o que também é uma falta de educação.

Assim, fazer contato visual com quem parou para te ouvir é essencial, ajudando a conquistar o público e a prender a atenção dele. Ficar apenas lendo ou olhando para o telão, por exemplo, é um grande erro.

6. Use diversos recursos

Deixar a apresentação apenas com textos costuma ser bastante cansativo. Usar imagens e vídeos, principalmente, é uma excelente maneira de diversificar o conteúdo e deixar o momento mais descontraído.

Se você encontrar um vídeo divertido, um depoimento real ou outro que esteja relacionado à mensagem que quer passar, não deixe de colocá-lo entre os slides.

Gostou das nossas dicas para conquistar o público? Compartilhe-as com os seus amigos nas redes sociais: pode ter muita gente precisando delas!

Dra. Cristiane Romano
Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória. Nos últimos 18 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos.