Por que você deve apresentar suas ideias em público?

Pode ser timidez ou falta de hábito, mas muita gente sente dificuldade para apresentar ideias em público. O problema disso é que, dependendo do cargo que se exerce na empresa – como o de coordenação, por exemplo – , essa habilidade se torna mais necessária, já que é preciso expor o que se pensa sobre cada tarefa de maneira clara, persuasiva e inspiradora para que toda a equipe tenha segurança com relação ao papel do líder.

Se você costuma fugir de situações em que precisa falar com a equipe ou percebe que se sente desconfortável com isso, no post de hoje mencionaremos alguns motivos para que você comece, desde já, a encarar o desafio de falar em público, aprimorando uma habilidade mais que necessária para o bom desempenho de seu trabalho.

Os resultados serão completamente positivos para a sua imagem de líder e para que você conquiste o respeito de seus colegas de trabalho e, sobretudo, da gerência de sua empresa. Veja só!

Apresentar suas ideias em público demonstra segurança

Todo mundo consegue reconhecer um líder nato. E, sem dúvida, um dos aspectos mais mencionados, quando se descreve alguém que tenha a habilidade para liderar, é a capacidade de apresentar ideias.

Quem busca falar em público, costuma demonstrar segurança para os demais, sobretudo quando é capaz de falar com desembaraço, de maneira persuasiva, e de explicar com facilidade o que pensa. Pode parecer difícil no início, mas é uma questão de treino, dedicação e de preparação prévia.

Quanto mais você falar em público, melhores serão suas apresentações

À medida que você comece a apresentar suas ideias em público, vai ficar mais fácil se manifestar sobre qualquer assunto de maneira eficiente. Em cada fala, procure identificar qual é a sua dificuldade, se é demonstrar segurança, se é o controle da altura da voz ou se é a famosa timidez.

A partir do reconhecimento dos pontos que precisa aprimorar, basta que você se dedique a trabalhá-los, inclusive procurando cursos que o ajudem desenvolver suas potencialidades.

Falar em público é uma excelente maneira de construir argumentos infalíveis

Quando sabemos que vamos falar em público, dedicamo-nos um pouco mais para entender o assunto e quais as circunstâncias que envolvem a importância do debate. Isso ajuda a construir argumentos infalíveis para que possamos apresentar e convencer todos os presentes sobre quais são as melhores saídas para resolver problemas ou para guiar todos a encontrarem as melhores soluções.

Garante que você se destaque entre os demais

Quem fala bem em público consegue se destacar, já que possui uma habilidade que boa parte das pessoas não têm. Procure se dedicar a aprender como apresentar suas ideias, pois conquistará ainda mais o respeito da equipe e transmitirá confiança para a gerência, podendo, inclusive, resultar naquela tão esperada promoção.

Ficou interessado em melhorar a capacidade de apresentar suas ideias em público? Pois saiba que está no lugar certo! Para continuar pesquisando e aprendendo sobre esse assunto, acesse nosso post que elenca as 6 dicas campeãs para falar bem.

Visite nosso site e curta nossa fanpage.

abraço enorme.

Dra. Cristiane Romano
Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória. Nos últimos 18 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos.