Aprenda 4 maneiras para atrair a atenção do público

Ter competência na oratória é algo muito desejável nos dias de hoje, mas não são todas as pessoas que nascem com esse dom.

O lado bom dessa história é que, com o conhecimento das melhores maneiras para atrair e prender a atenção do público, é perfeitamente possível desenvolver a capacidade de falar para os outros com maestria.

Independentemente de ser uma palestra, uma apresentação oral, uma aula ou até um show, existem alguns truques que podem contribuir para que tudo dê certo e a mensagem desejada seja efetivamente passada.

Quer descobrir como fazer isso? Então, confira as 4 dicas que separamos a seguir:

1. Transmita a sua verdade

O primeiro passo para atrair e prender a atenção do público é transmitir aquilo que você realmente acredita e aposta, pois, dessa maneira, consegue se conectar muito mais facilmente com as pessoas.

Com a sua verdade, você passa a ser muito mais do que um mero apresentador: proporciona uma experiência.  

Se você não estiver no local de corpo e alma, pronto para compartilhar emoções, seria mais proveitoso entregar um folheto ou um livro com as informações que você tem que passar.

E já que o fator humano está presente, use-o sem moderação: sinta, compartilhe e não se prenda a padrões.  

2. Olhe nos olhos do seu público

Uma vez que você está transmitindo sua verdade e compartilhando suas emoções, não hesite em falar olhando nos olhos do seu público.

É uma maneira de estabelecer um vínculo e de transmitir confiança sobre o tema. Lembre-se de também de fazer isso sorrindo, pois o sorriso é uma excelente maneira de conquistar as pessoas.

Tente variar naturalmente para cada um dos presentes, dando atenção especial para aquelas pessoas que parecerem dispersas ou fechadas para o conteúdo, pois essa é uma chave para uma relação positiva.

Ficar apenas lendo ou olhando para o telão, por exemplo, é um tremendo erro que você não pode cometer.

3. Varie o seu tom de voz

Ainda que tenha uma excelente voz, variar o tom é um hábito saudável que você precisa cultivar se quiser se apresentar em público.

Falar sempre baixo, logicamente, pode fazer com que as pessoas percam a atenção no conteúdo. Por outro lado, timbres muito elevados podem ficar irritantes para ouvidos mais sensíveis.

Analise o ambiente e a etapa da apresentação. No fechamento de uma palestra ou em alguma parte importante da sua explanação, por exemplo, você pode ser mais ousado para causar impacto.

De uma maneira amena, também tente variar o seu tom dentro das frases, dando maior ênfase em palavras que você considera mais importantes.

4. Faça pausas vantajosas

Você já deve ter ouvido falar do princípio da pausa vantajosa: ele diz que pequenos intervalos podem ajudar a melhorar o desempenho, aumentar o foco e trazer mais resultados.

E se você deseja atrair e prender a atenção do público, essa pode ser uma estratégia simples, eficiente e poderosa.

Esses pequenos intervalos trazem de volta a atenção das pessoas e acrescentam dramaticidade à sua apresentação, contribuindo para uma boa dose de impacto.

Caso a sua explanação dure mais do que uma hora, por exemplo, fazer essa parada é obrigatório. Mesmo cinco ou dez minutos já bastam para arejar a cabeça da plateia.

E agora, pronto para atrair e prender a atenção do público? Gostou do conteúdo? Então, confira mais um artigo do blog para entender por que uma apresentação pessoal não se resume a boas roupas!

Dra. Cristiane Romano
Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória. Nos últimos 18 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos.