Conheça uma boa oratória através de grandes personagens do cinema

Conheça uma boa oratória através de grandes personalidades do cinema

Você recebe a promessa de uma promoção na empresa. Respira fundo e considera suas competências. É capaz de se tornar um bom líder. Até aí, tudo bem! Mas, para contrariar suas expectativas, vem a timidez e insegurança. Vem o pânico de falar para muitas pessoas. E a falta de desenvoltura ao se comunicar. Dificuldades que prejudicam e aumentam seu medo de falhar.

Medo daqui, timidez de lá e a carreira não anda. Foge de convites para palestras e reuniões por causa do nervosismo.Sofre com o receio de não ser promovido pela falta de habilidade e desembaraço ao se comunicar. Para complicar, evita contratar um profissional para ajudá-lo a conseguir uma boa oratória por causa de experiências anteriores malsucedidas. O que fazer?

Nas telas do cinema, bons exemplos de como falar bem em público

Relaxe. Quer falar bem em público, em uma reunião ou apresentação de negócios? Quer perder o medo, a timidez e a vergonha de falar para muitas pessoas? Quer se tornar um profissional melhor, ser promovido na empresa na qual trabalha? Quer agregar mais qualidade e aprimorar sua imagem profissional? As respostas podem estar nos filmes, sabia?

Pois é, até parece aquele comercial que diz “os seus problemas acabaram”. Não é bem assim, mas é um grande passo. Por meio de histórias narradas pelo cinema, você pode conhecer as dificuldades enfrentadas pelos protagonistas para aprender a proferir um bom discurso. Ou como uma boa exposição oral é capaz de convencer plateias.

Personagens do cinema para ajudar você a se comunicar com sucesso

Confira alguns personagens do cinema que te ajudarão a melhorar a oratória:

1. Rei George VI em O Discurso do Rei

O filme conta a história do príncipe Albert que, depois do falecimento do seu pai e a renúncia do seu irmão, assume o posto de rei da Inglaterra, no começo da Segunda Guerra Mundial. Coroado, o agora rei George VI, tem pavor de falar em público. Para superar o problema, ele contrata um profissional. A trama está disponível na Netflix.

2. John Keating em Sociedade dos Poetas Mortos

O ator Robin Williams interpreta o papel do professor de poesia John Keating. Ele dá aulas numa conservadora academia de ensino. Para incentivar seus alunos a libertarem-se das regras antigas e fugir da vida rotineira, o professor profere discursos repletos de inspiração e emoção. O filme está disponível no Youtube.

3. Nick Naylor em Obrigado por fumar

Neste filme, o personagem Nick Naylor, empregado da Academia de Estudo do Tabaco, tem de convencer as pessoas de que fumar não faz tanto mal assim. Os seus argumentos e a sua oratória são os ingredientes da história. Você pode assistir a trama no Youtube.

Suporte de um profissional para impulsionar sua carreira

O acompanhamento de um profissional e a leitura de blogs e portais sobre carreira, gestão e liderança são suportes fundamentais para a boa oratória. Além de auxiliar na autoconfiança e na segurança para você se sair bem em qualquer situação na qual precisará dialogar, esses recursos também te ajudam a se tornar o profissional desejado e a progredir em sua carreira.

Gostou do post? Conheça também as 7 dicas de ouro para perder o medo e falar bem em público!

Dra. Cristiane Romano
Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória. Nos últimos 18 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos.