Conheça os 5 erros de comunicação que estão prejudicando sua carreira

Se você acha que a comunicação não é importante para a sua profissão, está mais do que na hora de mudar esse pensamento. Parte fundamental de todo ser humano, é por meio dela que se estabelecem as relações interpessoais.

No meio corporativo, ser comunicativo é algo essencial para cargos em qualquer área; afinal, as palavras que você usa, a forma como interage com os outros funcionários e os métodos utilizados para se comunicar podem influenciar a maneira como os outros veem você no ambiente de trabalho.

Para te ajudar a desenvolver uma excelente oratória vamos convidá-lo a conhecer os 5 erros de comunicação que estão prejudicando a sua carreira; dessa forma você poderá corrigi-los o quanto antes! 

1. Falar demais ou de menos

O segredo de uma boa comunicação está no equilíbrio. Falar muito ou falar pouco pode prejudicar sua oratória, além de ser desagradável para o ouvinte – seja pelo fato de que você não o deixa falar ou pelo fato de permanecer em silêncio, causando a impressão de que não está à vontade com a pessoa.

Portanto, tenha bom senso na hora de se comunicar. O ideal é deixar que o outro se expresse e falar quando for sua vez. 

2. Não se expressar corretamente

Falar sem clareza ou esperar que leiam sua mente é um dos maiores erros de comunicação. Procure sempre ir direto ao ponto e evite indiretas. A objetividade é uma competência importantíssima quando se trata da oratória.

Seja preciso nas palavras e você verá como as discussões serão muito mais produtivas em seu trabalho.

3. Ter necessidade de “ganhar” a conversa 

Comunicar-se bem não é sinônimo de vencer uma discussão. Não tente provar que está certo. Afirmar com honestidade que a outra parte está correta não faz com que você perca pontos; pelo contrário, a atitude demonstra que tem maturidade suficiente para sustentar uma boa conversa.

Por isso, deixe de lado a competição e tenha um papo inteligente com a outra pessoa. 

4. Supor o que a pessoa irá falar

Fazer suposições sobre o que seu interlocutor irá falar não é algo útil. Lembre-se que uma boa conversa é aquela em que ambos escutam o que o outro tem a dizer; somente dessa forma o papo segue com fluidez.

Então, na próxima reunião com seu chefe, não fique supondo, ok? Deixe-o falar e ouça com paciência. Este é o segredo de uma boa comunicação no trabalho

5. Dar preferência à comunicação por e-mails

Geralmente a comunicação tecnológica é usada para evitar conversas que ocorreriam num ambiente real, mas essa atitude nem sempre resulta em algo positivo.

Quando ocorre algum problema, o envio de um e-mail à outra parte pode gerar interpretações erradas. Por isso, o melhor é conversar pessoalmente. Desse modo, fica mais fácil resolver a questão sem deixar espaço para suposições. 

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Dra. Cristiane Romano
Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória. Nos últimos 18 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos.