Conheça as melhores práticas para se preparar para palestras

Todo profissional de sucesso, em algum momento, é levado a falar em público. Se você tem dificuldades com isso, saiba que com as orientações corretas sobre como preparar palestras, você pode superar seus medos e levar sua carreira a patamares mais elevados.

E foi pensando nisso que preparamos este post, com dicas que vão ajudar você a vencer o nervosismo e se preparar para apresentações memoráveis. Acompanhe!

A organização da palestra

Uma boa apresentação começa bem antes de você subir ao palco. A preparação correta nos dias anteriores à sua palestra vai aumentar sua confiança e deixá-lo preparado para imprevistos. Confira alguns tópicos que não podem ser deixados de lado:

Localização do evento

Escolha um local que tenha boa acústica e iluminação, além de ser confortável. Também é importante adaptar o uso de recursos audiovisuais ao ambiente da palestra.

Perfil do público

Procure se informar sobre seu público, colhendo dados como faixa etária, grau de escolaridade, interesses etc. Essas informações vão permitir que você adéque sua linguagem e a profundidade do tema escolhido.

Estrutura da apresentação

Evite o uso de muito texto, que pode deixar sua palestra cansativa, e traga imagens pertinentes ao tema para guiar sua fala.

Ensaiar sua apresentação antes vai aumentar sua confiança e mostrar pontos a serem corrigidos. Se possível, ensaie diante de um amigo ou colega que possa apontar pontos críticos.

Cursos e programas de oratória como o Coaching Communication® podem trazer ferramentas que vão lhe ajudar a superar obstáculos e se comunicar de forma muito mais eficaz com sua audiência.

Poder de reserva ou Plano B 

Nunca se sabe o que poderá dar errado, então tenha sempre consigo itens como cabos de computador, pilhas, cópias impressas do material a ser apresentado, cartões de visita, folders etc.

O dia da apresentação

Quando chegar o grande dia, algumas práticas podem ajudar você a superar a timidez e a ansiedade de se apresentar em público:

Faça exercícios físicos

Procure fazer uma caminhada, nadar, ir para a academia ou qualquer forma de exercício que você goste. Além de aliviar a tensão, a prática de atividades físicas libera hormônios que aumentam seu bem-estar e causam relaxamento.

Esteja precavido

Tenha consigo um roteiro impresso com o qual você possa contar durante sua fala. Isso pode lhe salvar de possíveis esquecimentos e problemas técnicos, e também lhe deixará muito mais confiante por saber que sempre pode retomar o fio da meada.

Confie em seu potencial

Antes de subir ao palco, respire profundamente e faça afirmações positivas diante do espelho, como “hoje vou fazer uma apresentação incrível”.

Se você foi convidado a falar em público, isso significa que as pessoas acreditam em sua capacidade e reconhecem que você tem conhecimentos e experiências preciosos, dos quais outras pessoas podem se beneficiar. Tenha isso em mente sempre que surgirem inseguranças.

Com estas ferramentas em mãos, você certamente vai se sentir muito mais confiante para preparar apresentações incríveis.

E se você gostou desse material sobre como preparar palestras, curta nossa página no Facebook para receber mais dicas sobre oratória e impactar ainda mais seus ouvintes!