Confira 6 dicas campeãs para falar bem

Dicas para falar bem podem ser excelentes tanto para aproximar você daquela pretendida promoção profissional quanto para tornar a sua eloquência pessoal ainda mais assertiva. Afinal de contas, falar bem é uma qualidade muito vantajosa também fora da empresa, não é mesmo?

Por isso, no post de hoje, separamos seis dicas para falar bem que vão te ajudar a melhorar sua comunicação e a colher os benefícios encontrados pelas pessoas que são bons comunicadores. Pratique-as em seu dia a dia e faça da suas habilidades comunicativas uma verdadeira arma a favor dos seus objetivos! Vamos lá?

Equilibre o volume e o tom da voz

Quando estamos nervosos, é comum acelerarmos o ritmo da fala. Da mesma forma, falamos baixo demais quando nos sentimos intimidados. Entretanto, o equilíbrio do volume e do tom do seu discurso é fundamental.

Atente-se à maneira como você conversa normalmente e pergunte aos seus amigos como eles recebem as palavras que vêm de você. Dessa maneira, você compreenderá melhor quais aspectos devem ser trabalhados.

Para desenvolver um ritmo cativante em sua fala, experimente fazer leituras em voz alta e prestar atenção em sua pronúncia. O hábito logo se tornará um costume na sua fala!

Saiba sobre o que você está falando

Quando estamos inseguros sobre o tema em discussão, as palavras parecem fugir da ponta da língua, fazendo-nos titubear e perder o controle da conversa. Por outro lado, quando estamos bem fundamentados, as palavras chegam até nós na ordem certa, de forma quase automática.

Quanto maior o nosso conhecimento, melhor sabemos como trabalhar um diálogo. Por isso, confie mais nos seus conhecimentos sobre o assunto do que nas palavras em si. Essa é uma das principais dicas para falar bem que os grandes oradores costumam confidenciar aos outros.

Leve sempre um material de apoio com você

Por que confiar somente na sua memória, sendo possível ter em mãos as anotações mais necessárias para realizar um discurso interessante? Quando você for se expressar diante de um público, monte um roteiro do que será dito e de como as ideias serão desenvolvidas.

Acrescente também alguns pontos importantes que merecem a sua atenção. Dessa forma, eles não serão esquecidos. Todas essas estratégias são fundamentais para que você adquira ainda mais confiança na sua própria voz e em como utilizá-la em público.

Organize suas ideias do início ao fim

É a sua vez de falar em público, seja em uma palestra, reunião ou entrevista de emprego? Então, tenha em mente que a sua fala deve ter início, meio e fim.

Não há mistério! Pense, por exemplo, em seus filmes e livros favoritos. Cada um deles possui um desenvolvimento gradual, uma organização cronológica que encadeia as ideias individualmente até chegar ao desfecho da história.

O mesmo deve ser considerado nos seus discursos. Por isso, pratique a organização cronológica de ideias e confira, posteriormente, se elas possuem uma ordem natural de evolução. Além de conhecer bem o assunto a ser tratado, essa roteirização do discurso lhe dará mais segurança na hora de falar.

Fale com naturalidade

Muitas vezes, a dificuldade de falar bem em público faz com que o discurso soe artificial. Uma boa maneira de driblar esse desconforto é fazer o corpo dialogar também.

Gesticule, olhe diretamente para as pessoas e interaja com o ambiente ao seu redor. Isso fará com que você desvie o foco nas palavras e, assim, fale com mais naturalidade. Além disso, a estratégia torna seu discurso mais dinâmico e envolvente.

Conheça o seu público

Sabendo quem está diante de você, quais são suas características e o que eles esperam do orador, é possível modular a apresentação de maneira ainda mais assertiva. Com isso, sua oratória é trabalhada de acordo com o perfil de cada público, tornando sua fala mais alinhada com o que aquelas pessoas querem ouvir.

E então, o que achou das nossas dicas para falar bem? Para ficar sempre por dentro de informações úteis para desenvolver o seu lado comunicativo, curta nossa página no Facebook e aprenda a avançar cada vez mais rumo aos seus objetivos!

Acesse nosso site:
 
Dra. Cristiane Romano
Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória. Nos últimos 18 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos.