Comunicação interna: a influência da comunicação entre equipes na empresa

Saber utilizar a comunicação dentro das empresas de forma estratégia é indispensável para qualquer empreendimento. Em um mercado no qual mais de 1,7 milhão de empresas abriram de janeiro a outubro de 2016, a concorrência fica cada vez mais forte, e uma boa comunicação interna pode fazer toda a diferença para se destacar em meio à multidão.

Além desse motivo, existem vários outros que apontam para a grande importância de saber se comunicar bem com a equipe e os colegas de trabalho. A habilidade de se fazer ser bem entendido pode ser a diferença entre permanecer no mesmo cargo por muito tempo ou alavancar para uma carreira de sucesso.

Qual é a importância da comunicação interna dentro das organizações?

Saber expressar de forma clara as suas ideias e o que deseja é indispensável em uma reunião de trabalho, por exemplo. Uma pequena falha de comunicação em um momento tão importante como esse e todo o seu trabalho irá por água abaixo. Sua ideia pode ser fantástica, mas se a forma de falar sobre ela não for estratégica, ninguém ouvirá.

Para uma empresa chegar a um patamar de sucesso é necessário que toda a equipe trabalhe em conjunto. É como estar regendo uma orquestra: todos devem saber quais são os seus papéis e qual é o momento certo de entrar em ação. É preciso muito esforço, mas o resultado é surpreendente e vale a pena!

Como pode melhorar o desenvolvimento da equipe?

1. Evita a fofoca

Uma boa comunicação interna sempre consegue influenciar de forma positiva toda a empresa e, consequentemente, a equipe. Ela tem o poder, por exemplo, de evitar aquelas fofocas que são péssimas para o ambiente de trabalho. Quando a comunicação é feita de forma clara e para todos os membros da equipe, não haverá motivos para que se criem especulações.

2. Abre espaço para sugestões

Quando a comunicação é bem feita, as pessoas passam a compreender melhor os propósitos e os valores da empresa. Desta forma, elas se sentirão com maior liberdade para participar mais ativamente da empresa e oferecer boas ideias. Com esse fluxo de pensamento, a empresa só tende a se desenvolver e crescer.

3. Melhora o clima organizacional

Com uma boa comunicação dentro da empresa, até os funcionários passam a se entender melhor e assim é muito mais interessante trabalhar. Eles se sentem mais motivados, passam a gostar mais do ambiente de trabalho e, assim, conseguem oferecer resultados positivos para a empresa.

Como pode ajudar a empresa?

Ter uma equipe que possui boa comunicação interna traz inúmeros benefícios para a empresa. Por exemplo, quando as pessoas trabalham em conjunto, elas conseguem oferecer o melhor para os consumidores finais, não apenas no atendimento, como no serviço de uma forma geral. Isso, por sua vez, reflete nos números dos resultados, que passam a crescer.

Outra consequência disso é que a imagem da empresa também melhora, não apenas com o público interno como também com o externo. Ela passa a ganhar maior credibilidade e também passa a ser vista como uma autoridade no assunto.

Viu como a comunicação interna pode ser positiva? Para saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados e ficar sempre por dentro das novidades, assine a nossa newsletter!

Dra. Cristiane Romano
Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória. Nos últimos 18 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos.