Como se preparar para um discurso

Se você regularmente precisa se preparar para um discurso sobre algum tema ou se está prestes a falar em público pela primeira vez, há uma lei universal: um discurso bem-sucedido é precedido de planejamento e prática.

A boa notícia é que, com uma boa preparação, você será capaz de driblar a ansiedade e o nervosismo para informar, entreter e inspirar sua plateia.

Para ajudá-lo, trouxemos 5 dicas para você ter muito sucesso em sua apresentação. Acompanhe!

1. Conheça seu público ao se preparar para um discurso

Antes de começar a elaborar seu texto ou material de discurso, considere para quem a mensagem é destinada. Acredite: seu discurso deve ser direcionado para o perfil de quem vai escutar, a fim de garantir o seu sucesso.

Tente descobrir o máximo de informações possível sobre seus ouvintes. Isso vai ser um guia para determinar a linguagem a ser usada, o nível da informação, o padrão de organização, facilitando para você deixar todos engajados e atentos ao que vai transmitir.

2. Ganhe a atenção no início

Uma das melhores formas de garantir a atenção do público para todo o discurso é conquistá-lo no início. Quando as pessoas se identificam imediatamente com o que será dito, a tendência é manter o foco durante todo o evento.

Portanto, comece apresentando uma estatística surpreendente, um possível problema dos ouvintes a ser solucionado durante o discurso, conte uma piada ou, ainda, leve uma citação. Isso chamará a atenção da plateia e a mensagem enviada será melhor captada.

3. Organize seu material da maneira mais eficaz

Muitas vezes, ao dar um discurso é fácil se perder em meio aos diversos tópicos que serão abordados. Para evitar que isso aconteça, ter um material de apoio e organizá-lo de maneira eficaz é imprescindível.

Crie um plano de fundo para a tarefa: anote o tema, os objetivos gerais e específicos, os tópicos principais e, por fim, a conclusão. Desse modo, você terá um fluxo coerente, com menor chance de se perder nas ideias e maior probabilidade de se fazer entendido pela audiência.

4. Mostre sua personalidade

Quando o assunto é se preparar para um discurso, muitos ficam extremamente nervosos e adotam uma postura rígida e ensaiada para transmitir a mensagem desejada. O problema é que por mais que você não cometa muitas falhas, tudo pode ser um tanto quanto sem graça.

A ideia aqui é ser você mesmo e não apenas uma cabeça falante. Mostrando sua personalidade, você passa uma maior credibilidade e ganha a confiança do seu público naquilo que você tem a dizer.

5. Não leia

Não existe nada pior do que um discurso em que o orador apelas lê e lê. Por mais interessante que seja o tema, tudo passa a ser monótono e entediante, dispersando a atenção de todos.

Sendo assim, leia apenas se for extremamente necessário. O ideal é sempre estudar bem o conteúdo a ser abordado e estabelecer apenas um roteiro para não esquecer o que deve ser falado. Ao manter contato visual com os espectadores, você atrai o foco para si e sua mensagem.

Uma boa comunicação nem sempre é perfeita, e ninguém espera que você seja 100% exato. No entanto, dedicar um tempo para se preparar vai ajudá-lo a entregar uma mensagem bem melhor. Você pode até não ser capaz de conter o nervosismo, mas pode aprender a minimizá-lo.

Esperamos que esse texto sobre como se preparar para um discurso seja útil para você e ajude nessa tarefa. Lembre-se: contar com apoio profissional é sempre uma ótima saída e, por isso, convidamos você a entrar em contato com nossa empresa. Temos a certeza de que podemos ajudar para o sucesso de sua apresentação!

Dra. Cristiane Romano
Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória. Nos últimos 18 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos.