A arte de falar em público com improviso: conheça 6 dicas

Você foi convidado para falar em público meio que em cima da hora ou então não teve tempo para se preparar de forma adequada. Então, certamente, você terá que usar a arte de falar em público, ter jogo de cintura e optar pelo improviso. Mas será que é possível fazer um bom discurso dessa forma? A resposta é sim!

Não acredita? Nesse post, nós selecionamos as melhores táticas para serem utilizadas nesse tipo de situação. Você não se sentirá mais perdido e as palavras fluirão de você de forma simples e facilmente. Acompanhe:

1. Tenha papel e caneta em mãos

Não precisa ser um bloco de anotações ou um caderno para escrever o seu discurso (provavelmente você nem terá tempo para isso numa situação como essa). Portanto, pode ser até mesmo um guardanapo que estiver por perto, já que ele servirá para que você anote suas ideias principais em uma ordem lógica para não se perder no meio da fala e dar aquele famoso “branco”. Porém, no momento, não será usado este papel, no entanto você anotará algumas palavras que podem ser ligadas para formar um discurso em improviso.

2. Anote as coisas mais importantes

Toda temática tem os pontos mais importantes que não podem deixar de ser mencionados sem formar uma lacuna na fala. Sendo assim, pesquise e anote todos eles, usando o seu celular para procurar, rapidamente, um pouco mais sobre o tema. Se estiver sem tempo, escreva pelo menos as palavras-chave.

3. Monte uma frase para abrir e fechar a sua fala

Já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Pois bem, isso também é verdadeiro quando o assunto é a arte de falar em público, e o ideal é que você o comece por uma frase de impacto. Você pode até mesmo citar grandes líderes da oratória como Martin Luther King e Nelson Mandela — dependendo do contexto, é claro.

Mantenha-se focado também na frase que fechará a sua participação naquele momento. Ela é igualmente importante para definir o sucesso da sua fala.

4. Esteja sempre atualizado

Uma das melhores formas de estarmos sempre bem preparados, especialmente para as perguntas do público, é nos mantendo atualizados. Não deixe de fazer cursos sobre o assunto e seguir canais no YouTube, blogs e sites em geral que ofereçam atualizações valiosas sobre a temática mais trabalhada em suas falas.

5. Prepare-se para o inesperado

Nós temos a mania de querer controlar tudo e achar que as coisas sairão exatamente da forma que planejamos. Sim, nós devemos nos planejar e seguir nosso roteiro sempre que possível, mas devemos ter a consciência de que a situação pode mudar.

A sua fala, por exemplo, pode ser jogada para um momento antes caso alguém tenha faltado, ou a quantidade de perguntas da plateia pode ser maior que o imaginado, além de tantas outras coisas que estão fora do nosso controle. Portanto, esteja preparado para essas eventualidades.

6. Tenha domínio sobre o assunto

Não estamos falando aqui em saber tudo sobre o assunto e ficar decorando detalhes que não farão muita diferença na compreensão do mesmo: estamos falando sobre direcionar a temática para um ponto em que você tenha mais conhecimento, que saiba usar as palavras e explicar de uma forma mais fácil. Você também pode dar o seu ponto de vista e debater os fatos que o levaram a isso.

Já sabe um pouco mais sobre a arte de falar em público? Então descubra também quais são os 11 erros nesse momento que devem ser evitados!