7 dicas para perder o medo e falar bem em público

O medo de falar público é um velho conhecido de muitas pessoas. Nesses momentos o coração dispara, as mãos tremem, a boca seca e a voz falha.

Com isso, essas pessoas acabam se concentrando tanto em tentar se acalmar e controlar os sintomas, que acabam complicando ainda mais a situação, pois é nessa hora que surge o tão temido “branco”.

Todo mundo passará por alguma situação em que precisa falar em público, como apresentações de trabalho, entrevista de emprego ou até mesmo um brinde em um casamento!

Se você sofre com esse medo e vive recusando convites para falar em público, saiba que o seu problema tem solução! Conheça 7 dicas para falar bem em público.

1. Treine e estude muito

Para deixar de lado a insegurança, uma ferramenta importante é treinar muito antes de cada apresentação. Treine em voz alta em frente ao espelho, grave seu desempenho ou se apresente para amigos ou familiares. Assim, poderá analisar o que está certo e o que ainda precisa de ajustes.

É fundamental estudar muito sobre o assunto que vai apresentar. Quando você domina e entende o tema que vai comunicar se sente mais confiante e seguro e tem mais controle sobre o seu discurso.

2. Certifique-se de que você será compreendido

Cada público possui suas próprias características, por isso uma questão muito importante quando realizará uma palestra é garantir que o conteúdo transmitido seja compreendido por todos os presentes.

Para que isso aconteça, investigue o nível cultural, educacional, social, a idade média das pessoas que vão compor a plateia e seu grau de conhecimento sobre o tema da apresentação.

3. Seja criativo

Muitos ouvintes se cansam rapidamente quando o assunto é transmitido apenas verbalmente. Por isso, utilize a sua criatividade para prender a atenção do público, mas não exagere!

Utilize recursos audiovisuais com o objetivo de tornar mais fácil para plateia acompanhar aquilo que está sendo comunicado e para que eles se recordem por mais tempo das informações da apresentação.

4. Seja natural ao falar em público

Não tente interpretar personagens ou imitar aquele palestrante que você acha muito bom. Sua apresentação pode soar artificial e sem emoção. Seja você mesmo!

Olhe para todos os participantes na plateia, evite ficar de braços cruzados, colocar as mãos nos bolsos, segurar algo ou fazer gestos exagerados e que possam desviar a atenção de quem está assistindo.

5. Leve um roteiro

Quando você está prestes a iniciar a sua apresentação, costuma dar aquele “branco”? Esse problema é muito comum e pode ser contornado de forma simples, levando um roteiro para sua apresentação. Assim, caso esquecer alguma coisa, é só olhar suas anotações e retomar a apresentação.

Coloque no roteiro palavras-chave ou frases completas que vão te guiar ao longo do seu discurso para que você não esqueça nada do conteúdo que pretende comunicar.

6. Utilize técnicas de relaxamento e autoconfiança

As técnicas de respiração ajudam muito na hora de relaxar e podem ser feitas em qualquer lugar.

Antes de iniciar a sua apresentação, inspire o ar lentamente pelo nariz e solte pela boca. Repita o exercício até se sentir mais calmo e relaxado e perceber que seus batimentos cardíacos estão desacelerando.

Outra dica para aprender a relaxar antes de falar em público é se alongar e realizar uma automassagem.

É muito importante também trabalhar a sua autoconfiança. Diga em frente ao espelho frases motivadoras, como: “hoje você vai fazer a melhor apresentação da sua vida!”.

7. Não se preocupe tanto

Por fim, não antecipe críticas e sentimentos negativos em relação aos erros que você nem sabe se vai cometer. Não pense que sua apresentação será um fracasso, sempre foque no seu possível sucesso.

Surgiu um convite para falar em público? Deixe a timidez de lado! Ninguém nasce já sendo um orador perfeito. Somente através da prática é que é possível aprender e controlar o seu medo.

Comece a encarar esses momentos como oportunidades! Quanto mais vezes se expor a essas situações, mais chances de se tornar um excelente palestrante você terá!

Gostou das dicas? Compartilhe o post nas redes sociais e ajude mais pessoas a aprender a falar bem em público!

Dra. Cristiane Romano
Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória. Nos últimos 18 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos.