6 dicas para superar o nervosismo em reuniões de trabalho

A maioria das pessoas já passou por situações nas quais se sentiu nervosa. Não é motivo para você se envergonhar ou ter medo: até mesmo profissionais com anos de experiência estão sujeitos a passar por isso. O nervosismo em reuniões de trabalho é algo muito difícil de disfarçar e pode comprometer a sua imagem profissional.

A boa notícia é que técnicas muito simples vão ajudá-lo a vencer o nervosismo e impressionar seus gerentes e clientes. Confira as dicas!

Sinais que denunciam nervosismo

Estudiosos em linguagem corporal listaram alguns sinais de que você está nervoso, mostrados pelo corpo de maneira inconsciente. São eles:

  • tocar no rosto;
  • piscar os olhos muitas vezes;
  • pressionar os lábios;
  • enrolar os cabelos com os dedos;
  • estalar os dedos;
  • esfregar as mãos;
  • bocejo.

Assim, por mais que tente disfarçar seus sentimentos, seu corpo sempre falará por você e passará a impressão contrária da que você deseja. Pensando nisso, que tal aprender a dominar o nervosismo?

Como lidar com o nervosismo

Qualquer pessoa pode aprender a superar o nervosismo e falar mostrando segurança. Mas antes de mostrarmos as dicas é importante entender o que causa o nervosismo.

Os principais motivos são:

  • falta de conhecimento sobre assunto;
  • falta de ordenação didática das ideias;
  • falta de prática e experiência de falar em público;
  • falta de autoconhecimento.

Então, como lidar com o nervosismo em reuniões de trabalho? As dicas a seguir vão ajudar você a ficar mais calmo. Acompanhe!

1. Prepare-se bem para abordar o assunto

Conheça detalhadamente o projeto ou assunto que você vai apresentar. Estude, leia e releia. Antecipe as objeções que podem ser levantadas, preparando respostas e explicações para cada uma delas. Quanto mais se sentir preparado, mais seguro você ficará.

2. Treine

Converse sobre o tema que você vai abordar com pessoas que possam fazer perguntas e observações. Mesmo que seu interlocutor não domine o assunto, falar sobre as ideias é muito diferente de pensar nelas ou escrevê-las.

3. Use recursos de apoio

Em geral, as pessoas têm medo de esquecer algum dado importante e ficam tensas, o que torna mais provável que esse temor se torne realidade. Por isso, faça uso de pautas, leve um roteiro com tudo o que não pode faltar em sua apresentação. O simples fato de saber que terá esse recurso ajudará você a não precisar dele.

4. Inicie falando baixo e devagar

Sua ansiedade pode ser revelada no início da palestra, pela altura de sua voz ou velocidade na fala. Isso ocorre devido à adrenalina do momento. Por isso, policie-se para falar mais baixo e devagar, desde que confortável para os ouvintes. Quando começar a sentir mais segurança, aumente o volume e a velocidade de sua voz.

5. Mantenha as mãos ocupadas

Se elas estiverem trêmulas, apoie as mãos sobre a mesa, pedestal ou as costas da cadeira. Evite gesticular até poder demonstrar controle e segurança.

6. Tome água

Mesmo que não esteja com sede, ganhe alguns segundos antes de começar a falar, tomando água. Repita isso toda vez que encerrar um tópico e for para o outro.

O controle do nervosismo em reuniões de trabalho pode ser alcançado. Para isso, siga essas dicas simples, porém eficazes. Você com certeza se sentirá mais seguro e confiante.

Que tal, agora, descobrir os 5 erros de comunicação que estão prejudicando sua carreira? E para receber informações preciosas sobre o tema em primeira mão, curta a nossa página no Facebook e assine nosso canal no Youtube!

Dra. Cristiane Romano
Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória. Nos últimos 18 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos.