5 hábitos saudáveis para a voz

Muitas vezes experimentamos períodos de rouquidão ou de falhas na voz, o que pode estar associado a doenças ou ao cansaço excessivo. Quando usamos nossa voz para o trabalho, como fazem, por exemplo, cantores e professores, entre outros profissionais, percebemos o quanto é importante que a voz esteja saudável.

Pensando nisso, montamos esse artigo com 5 hábitos saudáveis para a voz. Você verá como algumas mudanças no seu dia a dia trarão muitos benefícios!

1. Beba bastante água

Este é uma ótima orientação, principalmente se você deseja adotar hábitos saudáveis para a voz, e ainda se você a usa como ferramenta de trabalho. A água lubrifica as pregas vocais, popularmente chamada de cordas vocais e reduz a irritação proveniente das vibrações destas. Embora exista uma quantidade diária recomendada de água a ser ingerida, você deve levar em consideração o seu organismo e o clima, por exemplo. 

2. Descanse sua voz ao longo do dia

Esse é um dos hábitos saudáveis para a voz que pode não ser tão fácil adquirir, dependendo de como é a sua rotina, mas descansar a voz, sempre que possível, evita que as pregas vocais ressequem e se irritem, o que causa dor, rouquidão e outros problemas. Tente fazer pequenos intervalos de 15 a 20 minutos após falar por longos períodos, pois isso  é algo que ajuda e muito!

3. Tenha uma alimentação saudável

Uma dieta balanceada é sinônimo de uma voz saudável, afinal os cereais integrais, as frutas e os legumes ajudam a manter o revestimento da garganta forte. Certifique-se de comer um pouco de tudo (seguindo sempre as diretrizes da pirâmide alimentar) e de variar seu cardápio. É importante, também, evitar a ingestão de alimentos picantes, de alimentos pobres em nutrientes, como os ultraprocessados, e de bebidas alcoólicas em excesso.

4. Evite “limpar” a garganta

Muitas vezes temos o péssimo hábito “limpar” a garganta (ou pigarrear), forçando-a. Quando fazemos isso, estamos praticamente batendo uma prega vocal na outra, o que pode até mesmo desencadear pequenas lesões. Uma boa alternativa para evitar essa ação é tomar um gole de água e também realizar exercícios com acompanhamento fonoaudiológico.

5. Use umidificadores

Quando o ar está seco, diversos pontos do nosso organismo são afetados, incluindo a nossa laringe e, consequentemente, a nossa voz, uma vez que nossas pregas vocais ficam desidratadas. Para mudar esse cenário considere fazer uso de umidificadores, que mantêm as pregas hidratadas e saudáveis e tornam a rotina muito mais fácil. Invista nos umidificadores de ambiente ou nos individuais, que se assemelham a aparelhos de inalação.

Algumas pessoas passam horas e horas praticando atividades físicas para manter o corpo em forma, mas quando o assunto é cuidar da voz, muitas se esquecem do quanto isso é importante. Esperamos que esse artigo faça você reconhecer a importância da comunicação e se sinta motivado a adotar hábitos mais saudáveis para a sua voz no seu dia a dia.

Agora que já sabe o que fazer evitar problemas relacionados à voz, que tal aprender também como evitar a gagueira ao falar em público?

Dra. Cristiane Romano
Palestrante Internacional, Fonoaudióloga de formação, sempre foi apaixonada por Oratória e durante sua carreira percebeu o quando as pessoas deixam de ganhar e crescer profissionalmente por não possuírem domínio da oratória. Nos últimos 18 anos tem estudado e aplicado suas técnicas para milhares de pessoas, técnicas essas desenvolvidas e validadas em seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui também formação internacional pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos.